Como Perder o Medo de Aumentar o Preço da Consulta

Entenda como o aumento do preço da consulta pode destacar você no mercado.

Muitos médicos e profissionais da saúde possuem receio de aumentar o preço da consulta e abandonar o plano de saúde, e isso acontece por algumas razões! Você sente que é um deles? Pois hoje vamos desmistificar essas razões e mostrar para você, como é possível aumentar sistematicamente o preço das suas consultas e agregar muito mais valor aos serviços prestados pelo seu consultório.

Aumentar o preço e abandonar o plano de saúde são medos muito recorrentes na vida de médicos e demais profissionais da saúde, e as razões para esses medos são: o receio do aumento no preço gerar perda de pacientes e o número razoável de clientes que o plano de saúde promove.

Eles não conseguem enxergar o aumento de preço como uma oportunidade de aumentar a lucratividade, mas também como uma forma de agregar mais valor ao serviço prestado na percepção do paciente. Você também tem essa visão? Alguém já falou para você que o preço diz muito sobre o profissional que você é? Preço é uma questão subjetiva! Fica comigo que até o fim desse artigo você vai ter todas as respostas para essas questões, e vai entender a urgência do aumento do preço no seu consultório.

O tópico zero é: eu, como médico, posso pensar em lucro?

É muito presente na área da saúde um tabu, chamado lucro! Muitas vezes a resistência ao lucro é internalizada de tal forma no profissional, que reflete na maneira como ele ou ela lida com o próprio negócio, porém o lucro é bom e aqui você o verá sob uma outra ótica.

Com o lucro, ou seja, com dinheiro sobrando no seu consultório você não precisa atender uma quantidade exorbitante de pacientes, você tem a possibilidade de fazer uma especialização fora e trazer para o país novos tratamentos que irão salvar as vidas de muitas pessoas, comprar novos equipamentos e tecnologias, além de gerar novos empregos e ter uma vida mais tranquila e plena. 

Quando o lucro é feito com ética e integridade ele só gera coisas boas, porque do contrário ele não se sustenta a longo prazo. Portanto, o lucro positivo é um dever social de qualquer profissional empreendedor que almeja promover um impacto benéfico no mundo. 

A VSaúde já se deparou com um médico que tinha medo do lucro, porque para ele quem lucra acaba se tornando uma pessoa ruim, isso estava muito ligado às concepções do imaginário social acerca do lucro e que ele havia internalizado. O lucro não torna você uma pessoa ruim ou mesquinha, muito pelo contrário, ele potencializa quem você é, ou seja, se você é alguém com o espírito da filantropia isso vai se fortalecer dentro de você! Um exemplo disso é o Bill Gates que em toda a sua vida já doou bilhões de dólares para causas humanitárias.

O tópico um é: Como aumentar o preço das minhas consultas? 

Você não sabe o que fazer ou por onde começar? Não sabe o preço ideal ou como precificar? Vem conosco que te ajudamos! Como foi abordado no início desse artigo o preço é algo subjetivo, logo quem vai dizer se o preço está certo é o paciente. A partir disso você insere um preço e monitora como o seu paciente vai lidar com ele, caso ele não pague o preço, o problema não é o preço e sim a percepção de valor que o cliente tem sobre o serviço prestado.

Um exemplo são as montadoras, a Apple e tantas outras grandes empresas mundiais, que todos os anos promovem alterações nos seus produtos e serviços justamente para agregar valor. A versão completa do Mac Pro da Apple no Brasil custa aproximadamente R$ 500.000,00 e se eles lançaram um computador com esse preço é porque tem quem pague, a Apple sabe que os seus clientes verão valor nos seus produtos.

Então esse é o fator chave, se o seu cliente não pagar pelo valor o problema não é o preço e sim algum erro na entrega com déficit de valor agregado. Então se você estiver entregando um produto com valor agregado, os seus pacientes notaram e pagaram pelo preço estabelecido, caso você perceba que houve uma queda no número de pacientes você pode retomar ao valor antigo, porém não é interessante para a geração de valor na percepção do cliente. 

Por exemplo se você aumentar o valor do seu preço em 20%, sem aumentar o seu custo, seria como se você estivesse aumentando em 20% o número de pacientes por mês, esse pequeno reajuste gera uma diferença tremenda no seu lucro. E quando você sai do plano de saúde que paga R$ 60, R$ 70, R$ 80 ou R$ 90 reais e começa a cobrar R$ 200 reais por exemplo, isso promove uma mudança muito grande no lucro mensal gerado e veja que não foi necessário fazer muito para gerar tal mudança.

Outro fator muito importante é que o preço fala sobre o seu trabalho, portanto se o valor é muito baixo a percepção é que o produto não é de boa qualidade, por exemplo se você vai comprar uma churrasqueira e há duas churrasqueiras, uma muito barata e outra mais cara, em qual das duas você vai enxergar mais qualidade? Na mais cara, correto? Isso porque a fabricante da marca mais cara se esforçou para agregar valor ao seu produto, por isso que o preço acima da média é importante, agora igualmente importante é que o serviço prestado esteja à altura do valor cobrado! A qualidade entregue no serviço ou produto prestado é fundamental.

Se você passou anos fazendo residência e entrega um trabalho de muita qualidade, por que não cobrar um preço acima da média? Esse preço é o seu posicionamento de mercado e ele vai indicar a qualidade do seu serviço na percepção do cliente. Portanto, não tem por que você continuar no plano de saúde ou cobrando um preço barato, até porque esses fatores além de não promoverem um lucro positivo ainda impactam negativamente a sua imagem na percepção do paciente. 

Um exemplo emblemático é o do hospital norte-americano Cleveland Clinic que possuía um corpo profissional muito qualificado, mas que sempre aparecia nos últimos lugares dos rankings dos melhores hospitais do Estados Unidos. Entretanto, após fazerem inúmeras reformas na entrega do serviço aos pacientes, mas também no preço e no marketing, o hospital se posicionou como um dos melhores hospitais dos Estados Unidos e se consolidou como uns dos melhores centros de pesquisa acadêmica na área da saúde do mundo, no último ranking Best Hospitals Honor Roll do US NEWS & World Report o hospital aparecia como o número 2 do país. No nosso curso Método Consultório de Valor, disponível na Hotmart, todas essas questões são aprofundadas e você vai compreender melhor como conquistar um posicionamento de mercado.

E aí? O que você está esperando para transformar o preço do seu serviço e se posicionar no mercado como o profissional de ponta que você é? Mais valor para o seu consultório é igual a mais vitórias!

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