Como Perder o Medo de Aumentar o Preço da Consulta

Entenda como o aumento do preço da consulta pode destacar você no mercado.

Muitos médicos e profissionais da saúde possuem receio de aumentar o preço da consulta e abandonar o plano de saúde, e isso acontece por algumas razões! Você sente que é um deles? Pois hoje vamos desmistificar essas razões e mostrar para você, como é possível aumentar sistematicamente o preço das suas consultas e agregar muito mais valor aos serviços prestados pelo seu consultório.

Aumentar o preço e abandonar o plano de saúde são medos muito recorrentes na vida de médicos e demais profissionais da saúde, e as razões para esses medos são: o receio do aumento no preço gerar perda de pacientes e o número razoável de clientes que o plano de saúde promove.

Eles não conseguem enxergar o aumento de preço como uma oportunidade de aumentar a lucratividade, mas também como uma forma de agregar mais valor ao serviço prestado na percepção do paciente. Você também tem essa visão? Alguém já falou para você que o preço diz muito sobre o profissional que você é? Preço é uma questão subjetiva! Fica comigo que até o fim desse artigo você vai ter todas as respostas para essas questões, e vai entender a urgência do aumento do preço no seu consultório.

O tópico zero é: eu, como médico, posso pensar em lucro?

É muito presente na área da saúde um tabu, chamado lucro! Muitas vezes a resistência ao lucro é internalizada de tal forma no profissional, que reflete na maneira como ele ou ela lida com o próprio negócio, porém o lucro é bom e aqui você o verá sob uma outra ótica.

Com o lucro, ou seja, com dinheiro sobrando no seu consultório você não precisa atender uma quantidade exorbitante de pacientes, você tem a possibilidade de fazer uma especialização fora e trazer para o país novos tratamentos que irão salvar as vidas de muitas pessoas, comprar novos equipamentos e tecnologias, além de gerar novos empregos e ter uma vida mais tranquila e plena. 

Quando o lucro é feito com ética e integridade ele só gera coisas boas, porque do contrário ele não se sustenta a longo prazo. Portanto, o lucro positivo é um dever social de qualquer profissional empreendedor que almeja promover um impacto benéfico no mundo. 

A VSaúde já se deparou com um médico que tinha medo do lucro, porque para ele quem lucra acaba se tornando uma pessoa ruim, isso estava muito ligado às concepções do imaginário social acerca do lucro e que ele havia internalizado. O lucro não torna você uma pessoa ruim ou mesquinha, muito pelo contrário, ele potencializa quem você é, ou seja, se você é alguém com o espírito da filantropia isso vai se fortalecer dentro de você! Um exemplo disso é o Bill Gates que em toda a sua vida já doou bilhões de dólares para causas humanitárias.

O tópico um é: Como aumentar o preço das minhas consultas? 

Você não sabe o que fazer ou por onde começar? Não sabe o preço ideal ou como precificar? Vem conosco que te ajudamos! Como foi abordado no início desse artigo o preço é algo subjetivo, logo quem vai dizer se o preço está certo é o paciente. A partir disso você insere um preço e monitora como o seu paciente vai lidar com ele, caso ele não pague o preço, o problema não é o preço e sim a percepção de valor que o cliente tem sobre o serviço prestado.

Um exemplo são as montadoras, a Apple e tantas outras grandes empresas mundiais, que todos os anos promovem alterações nos seus produtos e serviços justamente para agregar valor. A versão completa do Mac Pro da Apple no Brasil custa aproximadamente R$ 500.000,00 e se eles lançaram um computador com esse preço é porque tem quem pague, a Apple sabe que os seus clientes verão valor nos seus produtos.

Então esse é o fator chave, se o seu cliente não pagar pelo valor o problema não é o preço e sim algum erro na entrega com déficit de valor agregado. Então se você estiver entregando um produto com valor agregado, os seus pacientes notaram e pagaram pelo preço estabelecido, caso você perceba que houve uma queda no número de pacientes você pode retomar ao valor antigo, porém não é interessante para a geração de valor na percepção do cliente. 

Por exemplo se você aumentar o valor do seu preço em 20%, sem aumentar o seu custo, seria como se você estivesse aumentando em 20% o número de pacientes por mês, esse pequeno reajuste gera uma diferença tremenda no seu lucro. E quando você sai do plano de saúde que paga R$ 60, R$ 70, R$ 80 ou R$ 90 reais e começa a cobrar R$ 200 reais por exemplo, isso promove uma mudança muito grande no lucro mensal gerado e veja que não foi necessário fazer muito para gerar tal mudança.

Outro fator muito importante é que o preço fala sobre o seu trabalho, portanto se o valor é muito baixo a percepção é que o produto não é de boa qualidade, por exemplo se você vai comprar uma churrasqueira e há duas churrasqueiras, uma muito barata e outra mais cara, em qual das duas você vai enxergar mais qualidade? Na mais cara, correto? Isso porque a fabricante da marca mais cara se esforçou para agregar valor ao seu produto, por isso que o preço acima da média é importante, agora igualmente importante é que o serviço prestado esteja à altura do valor cobrado! A qualidade entregue no serviço ou produto prestado é fundamental.

Se você passou anos fazendo residência e entrega um trabalho de muita qualidade, por que não cobrar um preço acima da média? Esse preço é o seu posicionamento de mercado e ele vai indicar a qualidade do seu serviço na percepção do cliente. Portanto, não tem por que você continuar no plano de saúde ou cobrando um preço barato, até porque esses fatores além de não promoverem um lucro positivo ainda impactam negativamente a sua imagem na percepção do paciente. 

Um exemplo emblemático é o do hospital norte-americano Cleveland Clinic que possuía um corpo profissional muito qualificado, mas que sempre aparecia nos últimos lugares dos rankings dos melhores hospitais do Estados Unidos. Entretanto, após fazerem inúmeras reformas na entrega do serviço aos pacientes, mas também no preço e no marketing, o hospital se posicionou como um dos melhores hospitais dos Estados Unidos e se consolidou como uns dos melhores centros de pesquisa acadêmica na área da saúde do mundo, no último ranking Best Hospitals Honor Roll do US NEWS & World Report o hospital aparecia como o número 2 do país. No nosso curso Método Consultório de Valor, disponível na Hotmart, todas essas questões são aprofundadas e você vai compreender melhor como conquistar um posicionamento de mercado.

E aí? O que você está esperando para transformar o preço do seu serviço e se posicionar no mercado como o profissional de ponta que você é? Mais valor para o seu consultório é igual a mais vitórias!

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Conheça as melhores técnicas para proporcionar uma experiência acima da média e fidelizar os seus pacientes com o auxílio da tecnologia.

Melhorar a experiência do seu paciente e otimizar o seu atendimento é uma prioridade para você? 

Então você está no lugar certo, porque nós iremos apresentar 5 dicas práticas para você transformar a jornada de seus pacientes dentro do seu consultório. 

Essas dicas só farão sentido e só serão executadas se você encontrar sentido em aplicá-las. Sendo assim, nós iremos destacar o porquê de cada uma e porque elas são importantes na experiência do seu paciente. 

A jornada do paciente é o caminho pelo qual o seu paciente interage com você, com a sua equipe e com a sua clínica de maneira geral, mesmo que sejam pequenos pontos de interações. Se cada momento de contato for pensado em gerar uma experiência diferenciada, então toda a jornada se tornará marcante na vida do seu paciente, despertando a vontade de permanecer com você e voltar sempre que necessário.

E para te ajudar a proporcionar uma experiência acima da média enquanto otimiza os seus atendimentos, reunimos 5 dicas práticas e essenciais para impulsionar os seus resultados com o auxílio da tecnologia.

1.  Conheça e entenda o seu paciente

Essa dica é imprescindível para melhorar o atendimento na sua clínica: você precisa conhecer quem é seu público. Você pode fazer isso de diversas formas: do atendimento presencial a uma análise de perfil dos seus seguidores nas redes sociais.

É importante conhecer a faixa etária dos seus pacientes, assim como seus gostos, necessidades e expectativas com relação aos seus serviços. Esta etapa garante que você adapte sua rotina de trabalho e seu atendimento ao que seu paciente busca e precisa.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, você pode contratar um profissional da área de Marketing. Ele criará um plano de ação que deve conter todo esse estudo de persona e público-alvo. Outra forma de fazer isso é compilar as principais informações dos seguidores e pacientes e preparar suas estratégias para garantir a excelência no atendimento a essas pessoas.

2.  Acompanhe a jornada do paciente desde o início

A segunda dica é: ofereça um atendimento de excelência que irá fidelizar seus pacientes, aumentar o número de indicações e fazer com que você se torne uma autoridade e referência na sua especialização. Esse é um processo que começa antes do paciente chegar a sua clínica. 

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google. E para começar um bom pré-atendimento é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado. 

O segundo passo é facilitar o agendamento de consultas. Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro ponto é proporcionar um ambiente agradável para o seu paciente. Fique atento ao ambiente do seu consultório, pois ele pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. Uma imagem negativa pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência. Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

3.  Fique atento à recepção da clínica

A sua secretária exerce forte influência no sucesso do seu negócio e, por isso, além de realizar uma seleção e contratação de qualidade, é essencial investir em treinamentos e aperfeiçoar cada dia mais sua secretária.

Afinal, a forma como ela atende gera uma percepção acerca do seu consultório, por isso ela precisa estar alinhada com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente para gerar empatia e conexão. A forma como ela se comunica com o paciente precisa ser afável, simpática e com um grande sorriso no rosto. Ela precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está sempre disposto a ajudar.

Outro ponto de atenção na recepção da sua clínica é o tempo que o seu paciente passa esperando ser atendido. Por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta. Ela pode enviar lembretes automáticos através de um App para lembrar seus pacientes da consulta e horário agendado.

4.  Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser a sua grande aliada na otimização de processos, ganhos de assertividades e ganhos de eficiência dentro do seu consultório. Seja para realizar agendamentos online, confirmações de comparecimento, para gerenciar e fortalecer o relacionamento médico/pacientes (PRM), ou até mesmo para realizar cobranças de forma antecipada para diminuir a taxa de No-show por parte dos seus pacientes.

Invista em uma ferramenta que te permita automatizar a comunicação com o paciente sem perder a sua essência.

Invista em uma ferramenta que te permita fazer todo o contato com o seu paciente antes dele chegar na clínica, durante o contato e o atendimento dentro da clínica, e também o pós-consulta para que você possa acompanhar os seus pacientes, como a VSaúde. 

A VSaúde é a principal plataforma do Brasil a facilitar o gerenciamento e o relacionamento entre médicos e pacientes. Com a VSaúde, você proporciona aos pacientes uma experiência extraordinária que gera fidelização e um ciclo exponencial de indicação de novos pacientes através do App personalizado da sua clínica ou consultório. Em todos os pontos de contato, o seu paciente é encantado: no pré-atendimento, atendimento e pós.

5.  Mantenha uma relação próxima com o seu paciente

A experiência do paciente termina junto ao fim do atendimento? Se a ideia é fidelizar e encantar o paciente, é preciso ir além do padrão. Sendo assim, você precisa ter um processo de pós-atendimento bem definido.

O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode usar plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório.

Algumas dicas para se fazer presente no pós-atendimento:

  • Feedback:

Após o término da consulta, solicite para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. 

  • Avaliação:

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

  • Mantenha o seu paciente informado:

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. 

  • Mensagem personalizada:

Quando o seu paciente fizer aniversário, não se esqueça de parabenizá-lo. Tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

  • E-mail marketing:

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp, você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Hoje, há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

  • Aplicativo próprio: 

De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

Estas 5 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais você deve pensar na Jornada do seu Paciente e o porquê você deve utilizar a tecnologia para otimizar o seu atendimento. 

Então, você que é médico e quer apostar na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica e tornar-se número 1 em seu mercado, clique aqui para conhecer a VSaúde App!

Médico, empreender é quando você busca levar algo novo em seu cotidiano, na sua clínica ou consultório, em prol do seu paciente. É aplicar algo diferente do que se tem feito, agregar valor para o outro e com isso se diferenciar e destacar. 

E como manter uma mente empreendedora? 

– Se mantenha em alerta as novidades, inovações e tendências

– Antes de tomar qualquer decisão estratégica é importante analisar os ganhos e eventuais riscos.

– Seguir as referências do mercado, dentro e fora do Brasil.

– Ver sobre clínicas e hospitais que estão inovando e analisar como estão fazendo isso.

– Ir a congressos de procedimentos e equipamentos médicos

– Fazer cursos fora da sua área.

– Networking com médicos empreendedores

O foco principal na jornada de empreender deve ser o outro, aquele que você quer atingir. Uma atitude constante empreendedora irá te diferenciar do mercado, e logo você será reconhecido na sua área. Sempre que tiver um desafio, uma mente empreendedora logo encontrará soluções e inovações para superar.

Médico, estabelecer uma cultura bem definida irá alavancar os resultados da sua clínica em vários aspectos, como mais faturamento, maior engajamento do time, pacientes satisfeitos e mais conectados com você! 

A cultura empresarial é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

Para estabelecer uma cultura forte é preciso ter um propósito bem definido; saber a história da empresa; onde vocês irão chegar; ter missão, visão, valores e princípios claros; e como vocês se relacionam com os clientes

Uma cultura forte, com as pessoas certas é capaz de gerar muito crescimento para sua clínica. Equipe engajada com o propósito e transformação que vocês geram aos seus pacientes, satisfeitos, mais autônomos, embaixadores da marca. Uma energia e cultura forte em uma clínica, faz você não ter concorrentes e se destacar.