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Hoje você vai receber dicas para realizar aquela parte do atendimento que é tão esquecida porém muito importante, o pós-atendimento.

Você sabe porque o pós-atendimento é tão importante e por que você deve se preocupar com ele? Por uma razão muito simples: é ele quem vai fidelizar o seu paciente e hoje você vai aprender aqui como realizar um pós-atendimento de excelência com ferramentas digitais. O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. 

Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial e com as próximas dicas você não vai precisar gastar muito do seu tempo, de repente a sua secretária pode ficar encarregada de gerar o pós-atendimento para você e para o seu paciente. Você pode usar ferramentas como WhatsApp e Google My Business, mas você também pode fazer uso de plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório. Leia esse artigo até o fim e saiba como fazer um pós-atendimento de excelência!

Dica 1: Feedback 

Após o término da consulta você vai solicitar para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. É importante que no WhatsApp do seu consultório tenha a sua foto no perfil, já que as pessoas preferem se relacionar com pessoas do que com marcas.

Dica 2: Avaliação 

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

Dica 3: Mantenha o seu paciente informado

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. De repente, de dez em dez dias o seu consultório pode está enviando mensagens informando-os sobre os novos tratamentos disponíveis, dicas de saúde e informações relevantes relacionadas a área da saúde.

Dica 4: Mensagem personalizada

Quando o seu paciente fizer aniversário não se esqueça de parabenizar ele ou ela, tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

Dica 5:  E-mail 

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Existe um pessimismo em relação aos e-mails, mas é importante que você esteja lá para manter o relacionamento com o paciente, isso porque muitas pessoas têm o hábito de entrar diariamente no e-mail logo pela manhã para checar a caixa de entrada. Hoje há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

Dica 6: Aplicativo próprio
De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

É importante lembrar que os aplicativos na área da saúde vão de encontro às profundas mudanças vividas pelo setor da saúde nos últimos anos, um artigo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) intitulado “As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a Saúde?”  lembra que a medicina de precisão, personalizada para cada paciente em função de seu perfil genético, estilo de vida e indicadores de saúde, é uma das tendências tecnológicas possibilitadas pela enorme disponibilidade de dados sobre pacientes e doenças. Tecnologias que mais do que nunca são indispensáveis no pós-atendimentos que você realiza no seu consultório.

Bom, por hoje é só! O pós-atendimento é construído aos poucos com foco, constância e paciência. Até a próxima!!

O pré-atendimento é uma parte fundamental do processo de atendimento e aqui vão seis passos fundamentais para você implementá-lo com excelência.

 

Você sabia que o atendimento de um consultório ou clínica vai além da consulta? Em mais um conteúdo do nosso blog, hoje nós vamos falar dos seis passos para você, médico e profissional da saúde, realizar um pré-atendimento de excelência no seu consultório ou clínica! O pocesso de atendimento é composto por três etapas, são elas: pré-atendimento, atendimento e o pós-atendimento! Qualquer problema em uma dessas etapas prejudica todo o processo de atendimento.

Por isso aqui vão os 6 passos para você construir um atendimento de excelência no seu consultório, que vai fidelizar os seus pacientes  e com certeza contribuir para que você atinja um novo patamar na área da saúde! Vamos lá!!

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google, inclusive, essa presença no Google já foi abordada anteriormente aqui, neste artigo “Os primeiros passos no marketing para profissionais da saúde”! E para começar um bom pré-atendiemnto é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado, além disso, nos seus perfis profissionais é de extrema relevância para o seu paciente que as bios descrevam quem você é, qual a sua especialidade, contato e endereço. 

No segundo passo para construir o seu pré-atendimento está a facilidade para agendar consultas!! Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro passo é a localização do seu consultório, é importante que ele seja de fácil acesso e que não seja um transtorno para o paciente chegar nele, além disso é muito importante que o seu consultório possua um estacionamento, seja rotativo ou convencional, isso porque o simples fato do seu paciente poder estacionar o carro tranquilamente na hora de ir a consulta, já influencia na percepção que ele tem do seu consultório ou clínica.

Você já foi a um lugar fazer uso de um serviço específico ou comprar algo e se deparou com um ambiente ruim e desconfortável? É horrível né? Por isso o nosso quarto passo é o ambiente do seu consultório! O seu consultório pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. E uma imagem negativa do espaço do seu consultório pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência! Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

Quinto passo é a forma como o funcionário do seu consultório recebe os pacientes e ele tem um impacto tremendo na sua relação com eles, por isso é sempre muito importante que os seus funcionários prestem o melhor atendimento possível! A forma como ele atende gera um impacto real na percepção acerca do seu consultório, por isso os funcionários precisam estar alinhados com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. 

É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente, isso porque isso gera empatia e proximidade, talvez em uma clínica maior seja um pouco mais desafiador, porém se no seu consultório só há você e um, ou, dois funcionários, é totalmente factível que eles sejam tratados pelo nome. A forma como o funcionário de um consultório se comunica com o paciente precisa ser afável, empatica e com um grande sorriso no rosto, esse funcionário precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está disposto sempre para ajudar

Se o seu paciente teve facilidade para encontrar o seu consultório no Google e localizá-lo, além disso encontrou um ambiente agradável com uma ótima hospitalidade, sem dúvida nenhuma ele vai sair com uma imagem positiva do atendimento realizado.

O sexto passo é a espera do paciente na fila do atendimento, por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta, o porquê disso? Porque uma das principais razões para a demora do atendimento na fila dos consultórios é o atraso do paciente e isso pode afetar a imagem que os seus pacientes tem do seu consultório, por isso é tão importante que ele chegue no horário acordado. Um fator muito importante para a sua organização são os 15 minutos de tolerância, logo a sua secretária precisa avisar os seus funcionários acerca desse tempo e se porventura o seu cliente ultrapassar esse limite de tempo, ele não deve ser atendido, porque é um atendimento que pode prejudicar todo o processo de atendimento dos outros pacientes.

O estudo “Patients’ time perception in the waiting room of an ambulatory emergency unit: a cross-sectional study” divulgado pela publicação britânica de medicina BMC Emergency Medicine e realizado na emergência ambulatorial dos Hospitais da Universidade de Genebra, na Suiça, mostrou através de uma análise estatística, que o tempo real de espera influencia significativamente a percepção do paciente e que os pacientes estão dispostos a aguardar em média até 1 h antes de considerarem a espera excessiva. O estudo também destaca que os médicos devem reduzir e tempo de espera ou agir sobre ele mudando a percepção de espera do paciente.

Bom, por hoje é só! Até a próxima!

Você sabe o que é Rapport? Neste artigo você vai descobrir como esse método pode fidelizar o seu paciente e atrair mais consultas para o seu consultório.

Quando pensamos em conexão podemos pensar em algumas coisas ligadas à área da tecnologia da informação, mas também podemos pensar na conexão que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor, mais precisamente com os pacientes, no caso dos profissionais da saúde. E o presente artigo vai se debruçar sobre um tipo de conexão humana muito estudada na área da psicologia, o rapport!! A palavra rapport tem origem na palavra francesa rapporter, que significa algo como trazer de volta, o conceito nasceu na psicologia e é um método com técnicas para criar uma relação harmoniosa e com uma comunicação fluida entre duas ou mais pessoas.

Essa conexão é sobre empatia, humanidade, escuta verdadeira e atenciosa! E ela é muito importante na relação que você, profissional da saúde,  estabelece com o seu paciente? Sem esse tipo de conexão será muito difícil, praticamente impossível, estabelecer uma relação mais humana e quando você estabelece uma relação mais próxima com o seu paciente, ele entende você melhor, você entende ele melhor e a fidelização e a atração de novos pacientes vai acontecer no seu consultório ou clínica, porque bons profissionais da saúde costumam ser recomendados pelos seus pacientes. Não sabe por onde começar no rapport do seu consultório? Leia o artigo até o final e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta da psicologia!

Segundo o médico português Pedro Ribeiro da Silva no artigo “A comunicação na prática médica : seu papel como componente terapêutico”, publicado na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar , uma boa comunicação do médico com o paciente além de influenciar na aderência ao tratamento prescrito, ainda impacta a satisfação do paciente com a consulta. Diante do fato, que o artigo citado levanta, de que uma boa comunicação com o paciente contribui para a aderência deste ao tratamento, logo o rapport pode ser um grande instrumento que vai elevar a qualidade da comunicação que você vai estabelecer com o seu paciente no seu consultório ou clínica.

Você só vai precisar de muita empatia com o seu paciente, uma escuta verdadeira e espelhar o comportamento dele! Como assim? Não é nada sobre copiar os trejeitos dele, mas para gerar uma empatia é importante que você esteja na mesma sintonia corporal do seu paciente. Por exemplo, se ele está sentado com as mãos cruzadas em cima da mesa do seu consultório, você pode repetir a mesma ação! Isso vai contribuir ainda mais para aumentar a conexão entre vocês dois. Bom, agora que você já tem uma noção do que é o rapport, aqui vão cinco dicas para você criar essa conexão com o seu paciente e transformar definitivamente o seu consultório!!

 1 – Contato Visual

Olhe nos olhos do seu paciente e mantenha-se fixo nos olhos dele ou dela, porque essa simples atitude vai transmitir confiança, credibilidade e verdade! Além de você conseguir enxergar além dos olhos, será possível identificar se ele está mais a vontade ou mais nervoso!

2 – Expressão facial

Tão importante quanto estar atento aos olhos é estar atento ao que as expressões faciais dizem, por isso esteja atento às expressões faciais porque elas emitem mensagens que muitas vezes o paciente não vai passar na comunicação verbal e se por acaso o seu paciente sorrir, sorria com ele, sempre! Você vai perceber que o rapport aos poucos vai se construindo.

3 – Postura corporal

 Postura corporal é crucial porque ela emite mensagens, assim como as outras expressões, e ao conseguir perceber a postura corporal do seu paciente, será possível elaborar uma comunicação mais empática com ele, fazendo uso do espelho em relação a postura corporal do paciente será possível se conectar muito mais.

4 – Tom de Voz

Se o seu paciente fala em um tom de voz mais baixo, é muito importante que o seu tom de voz esteja no mesmo nível do tom de voz dele, se ele fala alto você iguala o seu tom de voz !! Assim ele verá você como semelhante e será possível estabelecer uma relação de amizade, porque o paciente quer ser amigo do médico, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional da saúde que o atenda, e isso é importante para a fidelização. Por isso acompanhe o tom de voz do seu paciente!!

5 – Gestos 

Discretamente acompanhe alguns gestos, porque isso vai ser importante para consolidar a sua conexão com ele e se por acaso você perceber que a algum gesto do seu paciente denota nervosismo, como mexer as pernas sem parar, por exemplo, busque escutá-lo ao máximo para saber o que está deixando ele nervoso e a partir disso busque sanar a dor do seu paciente.

Bom, por hoje é só! O rapport acontece quando você é simplesmente humano e se abre para compreender as dores do seu paciente e pensar como você, médico ou profissional da saúde, pode saná-las. Por isso a dica é escute, escute ao máximo e veja o rapport acontecer! 

Gostou do nosso artigo sobre rapport? Leia os outros artigos com dicas para profissionais da saúde no nosso blog e saiba muito mais sobre como transformar o seu consultório!! E por falar em consultório, como anda a modernização dele? A saúde 4.0 veio para ficar e em um futuro muito próximo ela não será mais um diferencial, será obrigatória! Por isso investir na modernização tecnológica do seu consultório é urgente!! Conheça todas as funcionalidades e potencialidades que oferecemos para você, médico e profissionais da saúde, no nosso site!!

Saiba como os gatilhos mentais podem gerar fidelização e conversão de pacientes no seu consultório ou clínica.

fonte: GIPHY

Os gatilhos mentais podem ser usados no seu marketing digital, mas também no atendimento do seu consultório ou clínica! O que vai atrair a atenção dos pacientes e fomentar fidelização e conversão! Ou seja, através dos gatilhos mentais você pode gerar um maior crescimento do seu consultório, mas também será possível gerar mais credibilidade para você, médico ou médica.

Ao usar os gatilhos mentais é importante ter a ética como fator fundamental para a sua ação, porque nada se sustenta a longo prazo baseado na falta de ética ou de respeito ao próximo. Não subestime a inteligência do seu paciente! Use os gatilhos mentais com muita transparência e com o objetivo de gerar engajamento no paciente, para que assim você consiga criar a conexão necessária entre você e ele.

Os gatilhos podem ser usados em tudo, na sua fala durante uma consulta até no texto que você utiliza na sua publicação  do Instagram ou no cartão da sua clínica. E aqui você irá conhecer os mais poderosos na conversão de pacientes.

Gatilho da história:

Esse é um gatilho poderoso porque ele está ligeiramente ligado com algo que é muito presente na nossa infância, que são as histórias, é possível se conectar de uma maneira incrível com o seu paciente através desse gatilho. Inicie suas consultas e ações de marketing com histórias bem contadas e elaboradas com o objetivo de prender a atenção do seu paciente e gerar outro gatilho que será visto mais adiante, o gatilho da prova.

Se você tem dúvida de como usar o gatilho da história para fidelizar um paciente seu, por exemplo, você pode ao final ou no início de uma consulta contar uma sobre algum caso de sucesso seu com pacientes para o paciente na qual você estiver atendendo. Você também pode usar esse gatilho, de repente, em um vídeo do Instagram!! As possibilidades são muitas e você pode começar desde já a usar o poderoso gatilho mental da história na sua vida profissional.

Gatilho da especificidade: 

O gatilho da especificidade é sobre quanto mais específico você é sobre um determinado tema, mais crível você fica diante da percepção que o seu paciente tem sobre você! Porque quando somos muito específicos sobre uma coisa é muito difícil mentir, o que não acontece quando uma pessoa é rasa e superficial. 

Por isso os dados e os números que você traz para a sua narrativa tendem a aumentar a sua credibilidade diante da percepção do paciente. Não deixe de ser específico quando você explicar um determinado tratamento para o seu paciente ou um case de sucesso do seu consultório.

Gatilho da razão: 

O gatilho da razão é um gatilho que você usa para motivar o seu paciente a te escutar até o final, por exemplo: “Leia esse artigo até o final para saber mais sobre todos os principais gatilhos mentais que você precisa saber para cativar o seu paciente”. É um gatilho que dá um motivo para ele ou ela continuar escutando, assistindo ou lendo algum conteúdo seu. Você pode ainda combinar o gatilho da razão ou com o gatilho da história para cativar ainda mais o seu paciente ou potencial paciente.

Gatilho do evento:

É um gatilho que faz com que o seu paciente preste mais atenção e participe mais, devido ao fato dele gerar uma eventualidade, já que o que é oferecido não ocorre sempre! Um exemplo que pode promover o gatilho do evento são as lives! Defina um tema da área da saúde para a sua live e convide algum especialista que seja destaque no tema definido, para fomentar o gatilho do evento e converter os seus expectadores em pacientes do seu consultório.

Gatilho da prova:

Esse gatilho é muito importante porque ele certifica e legitima  a sua fala, ou seja, através desse gatilho o seu paciente ou potencial paciente terá o seu processo de decisão concluído a seu favor, porque ele terá a prova de que o que você diz e oferece é verdade e funciona. Porém você deve está pensando como esse gatilho funciona na prática, correto? 

Muito bem para gerar esse gatilho é importante ter provas e essas provas serão os pacientes que passaram pela experiência e aprovaram aquilo que você promete, logo ter esses cases de sucesso presentes no seu marketing digital e nas suas conversas com os seus paciente fará toda a diferença para gerar o gatilho da prova mas também para gerar credibilidade para você  para o seu consultório.

Gatilho da autoridade:

O gatilho da autoridade é de extrema importância para o marketing digital na área da saúde, isso porque ele é essencial no processo de decisão do seu paciente! Visto que ele não vai confiar em você se ele não tiver segurança suficiente sobre quem você é. E como gerar o gatilho da autoridade? É importante que nas suas mídias sociais esteja muito nítido que você é um médico (a) ou profissional da saúde com especialidade em um determinada área da sua formação!

E como você constrói esse gatilho? Desde a apresentação da sua profissão e contato na bio do seu Instagram, passando por vídeos com dicas suas até conteúdos estáticos sobre a área da saúde na qual você é uma autoridade!! Só assim o seu potencial paciente saberá que você é uma autoridade no assunto e que ele pode confiar em você. No Instagram há vários exemplos de médicos e profissionais da saúde com perfis na rede social que geram autoridade, aqui vão dois exemplos para você se inspirar: a médica e escritora britânica Dr. Hazel Wallace é especialista em nutrição, com mais de meio milhão de seguidores, ela sempre publica conteúdos sobre uma alimentação saudável e rica em nutrientes no seu perfil da rede social. Um outro exemplo de autoridade na área da saúde no Instagram é o  médico brasileiro Dr. Renato Kalil, ele é um dos maiores ginecologistas do país e possui mais de oitenta e oito mil seguidores! No seu perfil sempre tem conteúdos sobre saúde ginecológica para as mulheres.

Quer saber mais sobre marketing digital para profissionais da saúde? Leia os nossos outros artigos e saiba muito mais sobre como construir o marketing digital do seu consultório ou clínica. 

O marketing é algo muito importante para o seu consultório, mas você sabia que a tecnologia é um fator fundamental para a área da saúde hoje? Se quiser saber como podemos transformar o seu consultório acesse o nosso site e confira todas as nossas possibilidades que oferecemos para você!!

Saiba por que você, profissional da saúde, precisa estar no Instagram e receba dicas fundamentais para criar autoridade e atrair mais pacientes.

Você sabia que, hoje, se o seu consultório ou clínica não estiver presente nas redes sociais, ele não existe? Isso porque uma parte importante da vida das pessoas acontece dentro dessas redes. Logo, se o seu objetivo é tornar o seu consultório reconhecido com autoridade é importante estar nesse espaço, sobretudo no Instagram!

O Instagram foi fundado no dia 6 de outubro de 2010 e desde então se converteu em uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Atualmente é uma das mídias sociais mais relevantes e estratégicas para profissionais da saúde.

Entretanto, o Instagram se converteu não só em uma grande rede social, mas também em um grande ambiente cheio de oportunidades para empresas e organizações das mais diversas áreas, incluindo a área da saúde. 

Porém, a sua presença no Instagram precisa estar acompanhada de uma autoridade, para que você consiga gerar atenção no seu conteúdo. Por exemplo, se um policial pede em uma blitz para que você pare o carro, mas ele não está fardado, você pararia? Muito provavelmente não, correto? 

Isso porque a farda gera autoridade e, se ele não está com a farda de um policial, logo ele não tem autoridade, ainda que ele seja um. Esse é o gatilho mental da autoridade e você precisa acionar esse gatilho no Instagram do seu consultório para atrair mais pacientes e tornar o seu consultório mais conhecido! Como? Deixando bem claro para os seus seguidores qual é a sua profissão e especialidade na área da saúde!

Ficou curioso ou curiosa sobre como o Instagram pode ajudar no crescimento do seu consultório ou clínica? Leia até o final e conheça 10 dicas fundamentais para o seu Instagram, que vão ajudar você a se posicionar e alcançar um novo patamar em uma das redes sociais mais importantes da atualidade.

Dica 1 – O seu @ precisa identificar quem você é!    

É importante que o seu @ (nome de usuário) informe quem você é. Isso porque, se você é um pediatra que está falando sobre saúde infantil e o seu @ informa a sua especialidade, isso vai gerar autoridade aos olhos do seguidor. Especialmente se ele tem um filho pequeno!  

Por exemplo, um pediatra chamado Caio Souza pode ter o seguinte @: @caiosouza.pediatra. Essa dica vale para qualquer profissional da saúde, seja ele médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.

Dica 2 – Atenção na sua Bio!

Você deve utilizar a Bio do Instagram a seu favor, logo é muito importante inserir seu nome e a sua especialidade nessa parte da rede social que te apresenta.  Tão importante quanto inserir seu nome e a sua especialidade, é inserir o link do seu site, contato e endereço do seu consultório, além da sua missão, porque isso gera empatia no seu paciente.

Dica 3 – Foto do perfil identificando quem você é!

Lembra quando falamos do policial fardado? Então, é importante que você esteja de jaleco na foto do seu perfil, caso sua profissão exija o uso de um. Isso vai contribuir para construção da sua autoridade no Instagram! Se você não tiver um consultório e sim uma clínica, você pode colocar no perfil uma foto com alguns profissionais da equipe no ambiente de trabalho.

Dica 4 – Foco no feed!

O seu feed precisa ter um conteúdo que seja interessante e relevante. Tendo isso em mente, é muito importante que você reserve cinco minutos do seu dia para dar alguma informação de saúde para os seus seguidores, seja através de vídeo ou conteúdo estático. Por gerar mais engajamento e conexão, é sempre mais interessante oferecer tal conteúdo em vídeo!

Não precisa ser nenhum tipo de informação complexa. Você pode dar uma dica simples, porém é importante ser um conteúdo diário ou com alguma constância,  mas que também esteja relacionado a sua atividade profissional. Não se esqueça de adicionar um título do tema que você vai falar dentro do vídeo, há ótimos aplicativos gratuitos que fazem isso facilmente.

Dica 5 – Explore os seus stories!

Dentro da funcionalidade você pode publicar vídeos curtos que ficam visíveis por 24 horas no seu perfil! O stories vai permitir que o seu futuro paciente conheça mais sobre você e, se você tem uma rotina de postar conteúdos no stories diariamente, muito provavelmente, esse paciente vai chegar na consulta mais aberto e com mais conhecimento sobre o profissional que vai cuidar dele.

A dica principal é: poste stories sobre os livros que você costuma ler, dando dicas de saúde ou mostrando pequenas partes da rotina do consultório. Você também pode lançar enquetes para interagir diretamente com esses pacientes/seguidores! As possibilidades são muitas!

Dica 6 –  Vídeos longos no IGTV!

Postar no IGTV pode te ajudar a construir autoridade no seu Instagram e permite que você transmita mais informações em longos vídeos. Não tenha receio dos vídeos longos! Se o seu conteúdo for bom, o usuário acompanhará até o final sem nenhum tipo de resistência.

Dica 7 – Hashtags são interessantes, mas não são mágicas!

Use as hashtags para atingir o seu nicho. É muito importante inseri-las de forma estratégica para gerar seguidores, likes e interação! Se não souber qual hashtag usar, vá testando e vendo como o seu público se comporta. 

Dica 8 – As lives são uma ferramenta muito importante!

Quando você inicia uma live o Instagram automaticamente faz com que essa live apareça para o seu seguidor, ultrapassando todos os outros stories. Isso sem sombra de dúvidas vai despertar a curiosidade do seu seguidor para assistir sua live!!

As lives são interessantes porque elas podem ser divididas em centenas de vídeos, o que permite uma otimização do seu trabalho na produção de conteúdo para a rede social. Na sua live você pode, por exemplo, contar sobre a sua trajetória como profissional da saúde ou um estudo de caso específico. Você também pode dar dicas de prevenção sobre uma determinada doença e esclarecer dúvidas durante a live. E tudo isso sem desrespeitar as normas do seu conselho porque você não estará em uma consulta, apenas compartilhando informações relevantes sobre a sua área de atuação na saúde.

Dica 9 – Responda o direct!

Responda os directs, porém não utilize resposta automática!! Isso porque as pessoas sabem quando uma resposta é automática. Responda você mesmo ou escolha alguém da sua confiança para responder as pessoas que vão no direct do seu Instagram fazer perguntas e esclarecer eventuais dúvidas sobre localização do consultório, horários, dentre outras dúvidas que o seu paciente ou seguidor possa ter! 

Dica 10 – Aproveite o potencial dos posts patrocinados!

Publicações patrocinadas no Instagram têm um potencial altíssimo para aumentar o número de conversões para o seu consultório. Com definição do público, localização, idade e outros fatores, o Instagram, através dos algoritmos, consegue atingir um grupo de pessoas com alto potencial para ser tornarem seus pacientes. 

Na rede social você pode começar a distribuir conteúdo patrocinado com dez, cinquenta reais por dia. Há duas formas de fazer: uma é através do ícone “promover” das publicações do Instagram, onde você consegue criar o patrocínio e impulsionar o seu post. Porém, a maneira ideal é realizar o patrocínio no gerenciador de anúncios do Facebook, onde você consegue otimizar o seu investimento e atingir o público também pela categoria de interesses específicos, algo que não é possível na primeira modalidade de patrocínio citada.

Não perca tempo!! Crie a conta do seu consultório no Instagram, faça uso das funcionalidades e veja a transformação acontecer no seu consultório!! Os resultados não virão da noite para o dia, mas com certeza, com um trabalho sólido, consistente e contínuo você vai conseguir grandes resultados. 

O Instagram é uma parte muito importante do marketing do seu consultório ou clínica e, se você quiser saber mais sobre como começar o seu marketing, leia nosso artigo “Não sabe por onde começar no marketing de saúde? Veja os primeiros passos”. Comece agora mesmo a jornada da transformação do seu consultório!!

Você é um profissional da saúde e quer tornar o seu consultório ou clínica mais conhecido no ambiente digital? Então leia esse artigo até o final.

Hoje nós vamos ensinar os primeiros passos para você, profissional da saúde, criar um marketing eficiente e gerar autoridade na sua área, o que vai potencializar o faturamento do seu consultório ou clínica e inserir você em um novo patamar profissional

A cada dia os profissionais que alcançam mais pacientes são os que se comunicam melhor com o seu público. Tendo em vista que o marketing digital consegue converter um número maior de pacientes para o seu consultório, será possível agregar valor e ser relevante no concorrido mercado da área da saúde.

A jornada de um negócio sem marketing e com marketing é como uma viagem para os Estados Unidos partindo do Brasil, mas com locomoções diferentes. Sem o marketing é como se você fosse a pé até os EUA, o caminho é longo, cansativo e é bem provável que você nunca chegue ou leve muito tempo para chegar!

Já a jornada com marketing é como uma viagem de carro até lá: não vai ser fácil, porém você vai apenas precisar saber conduzir o carro para chegar até o seu destino e, em contrapartida, você será poupado de um esforço enorme que teria que fomentar caso você decidisse fazer a jornada a pé.

Antes de iniciarmos o nosso passo a passo é importante que você, profissional da saúde, tenha ciência de um termo: persona! A persona é o seu paciente ideal, e é ele quem você almeja. É muito importante que você defina o gênero, faixa etária, perfil social e localização desse avatar. Tão importante quanto identificar as últimas características citadas do avatar é entender os medos dele, esses medos você descobre conversando com o seu paciente e fazendo perguntas como por exemplo: 

Qual a situação ou desafio que te causa mais medo?

Essas são informações valiosas e, tendo essas respostas, você pode ajudar muito mais o seu paciente e também definir o perfil do seu avatar, o que possibilita atingir um número muito maior de pessoas que possuem os mesmos medos.

Outros termos muito importantes são o nicho e o sub nicho. O nicho é a sua área de atuação, como por exemplo você é da  pediatria, cardiologia, nutrição ou fonoaudiologia? Enquanto o sub nicho é uma especialidade dentro da sua área de atuação. Por exemplo, você é um endocrinologista e se especializou em tireoide. 

Quando você escolhe um sub nicho e se especializa nele, o foco expande e você se torna autoridade em uma especialidade que pouquíssimos profissionais da sua área possuem, o que pode te tornar muito mais requisitado. Definindo um subnicho e fazendo uso das ferramentas do marketing digital, você pode atingir muito mais rápido os seus objetivos profissionais. 

Outro conceito que você precisa ter conhecimento é o marketing de esperança. Esse é o marketing mais realizado pelas agências que prestam esse serviço. Ele é basicamente baseado em publicações patrocinadas nas redes sociais, porém o seu poder de efetividade é muito limitado, isso porque ele não gera confiança no potencial cliente. 

Quando decidimos por um profissional específico da área da saúde estamos entregando a nossa vida a ele. Logo, como é possível o paciente confiar em um profissional que ele nunca ouviu falar? Como ele vai dar credibilidade para alguém que ele nunca leu ou assistiu qualquer conteúdo produzido pelo marketing desse profissional, a não ser um post patrocinado no Instagram? Portanto o marketing de esperança é uma ação aleatória lançada nas redes sociais, onde os seus criadores torcem para que ele atraia alguém e, além de ser gasto uma quantia razoável nesse tipo de marketing, não gera resultados. 

O ideal, então, é que você publique uma campanha com vídeos onde você apareça falando sobre os mais variados temas da sua área, ou com conteúdo estático com texto para as suas mídias sociais.

Agora vamos ao passo a passo para o marketing da área da saúde.

1 Instagram e Facebook profissional:

É importante que o seu consultório ou clínica tenha perfis profissionais no Instagram e no Facebook, onde terão conteúdos que irão agregar valor ao seu negócio. No seu perfil profissional das redes sociais é importante ter contato, endereço e o site do seu consultório. Tudo isso é necessário para diferenciar o seu perfil profissional do perfil pessoal, até porque em um perfil pessoal você não consegue fazer impulsionamento de conteúdo. É importante ter uma atenção e um cuidado com os posts, a linguagem precisa ser simples, tão simples que seria possível a compreensão para uma criança de onze anos. Diante disso, é bom evitar termos técnicos da medicina para que a comunicação com os seus pacientes seja direta, clara e efetiva. 

2 Página no Google My Business:

Você precisa estar presente no Google My Business! É muito importante para o paciente te encontrar no Google e avaliar o seu serviço. Hoje, quando não temos informação sobre um determinado profissional da saúde, buscamos no google informações sobre o mesmo, o que ajuda o cliente no seu processo de decisão.

3 Site profissional

Tão relevante quanto estar presente nas redes sociais e no Google é ter um site profissional. Mesmo que você ainda não tenha um consultório, é de extrema importância ter um site, porque, além de demonstrar profissionalismo, gera confiança no paciente e você poderá oferecer informações mais detalhadas sobre o seu currículo profissional e acadêmico, além de telefones e e-mails para contato.

Você, profissional da saúde, tem um vasto conhecimento sobre a sua área e especialidade! E tem muito para contribuir nas mídias sociais com informação, conteúdo e credibilidade. O que você está esperando para começar a trabalhar o seu marketing? Você pode ter certeza que com um trabalho consistente e focado os resultados não demoraram a surgir, e isso se converterá em muitos mais pacientes  no seu consultório ou clínica.

Se essa matéria fez você deseja alavancar seu consultório fale com um dos nossos consultores: vsaude.com.br/#faleconosco

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