Por que os profissionais da saúde devem usar os gatilhos mentais?

Saiba como os gatilhos mentais podem gerar fidelização e conversão de pacientes no seu consultório ou clínica.

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Os gatilhos mentais podem ser usados no seu marketing digital, mas também no atendimento do seu consultório ou clínica! O que vai atrair a atenção dos pacientes e fomentar fidelização e conversão! Ou seja, através dos gatilhos mentais você pode gerar um maior crescimento do seu consultório, mas também será possível gerar mais credibilidade para você, médico ou médica.

Ao usar os gatilhos mentais é importante ter a ética como fator fundamental para a sua ação, porque nada se sustenta a longo prazo baseado na falta de ética ou de respeito ao próximo. Não subestime a inteligência do seu paciente! Use os gatilhos mentais com muita transparência e com o objetivo de gerar engajamento no paciente, para que assim você consiga criar a conexão necessária entre você e ele.

Os gatilhos podem ser usados em tudo, na sua fala durante uma consulta até no texto que você utiliza na sua publicação  do Instagram ou no cartão da sua clínica. E aqui você irá conhecer os mais poderosos na conversão de pacientes.

Gatilho da história:

Esse é um gatilho poderoso porque ele está ligeiramente ligado com algo que é muito presente na nossa infância, que são as histórias, é possível se conectar de uma maneira incrível com o seu paciente através desse gatilho. Inicie suas consultas e ações de marketing com histórias bem contadas e elaboradas com o objetivo de prender a atenção do seu paciente e gerar outro gatilho que será visto mais adiante, o gatilho da prova.

Se você tem dúvida de como usar o gatilho da história para fidelizar um paciente seu, por exemplo, você pode ao final ou no início de uma consulta contar uma sobre algum caso de sucesso seu com pacientes para o paciente na qual você estiver atendendo. Você também pode usar esse gatilho, de repente, em um vídeo do Instagram!! As possibilidades são muitas e você pode começar desde já a usar o poderoso gatilho mental da história na sua vida profissional.

Gatilho da especificidade: 

O gatilho da especificidade é sobre quanto mais específico você é sobre um determinado tema, mais crível você fica diante da percepção que o seu paciente tem sobre você! Porque quando somos muito específicos sobre uma coisa é muito difícil mentir, o que não acontece quando uma pessoa é rasa e superficial. 

Por isso os dados e os números que você traz para a sua narrativa tendem a aumentar a sua credibilidade diante da percepção do paciente. Não deixe de ser específico quando você explicar um determinado tratamento para o seu paciente ou um case de sucesso do seu consultório.

Gatilho da razão: 

O gatilho da razão é um gatilho que você usa para motivar o seu paciente a te escutar até o final, por exemplo: “Leia esse artigo até o final para saber mais sobre todos os principais gatilhos mentais que você precisa saber para cativar o seu paciente”. É um gatilho que dá um motivo para ele ou ela continuar escutando, assistindo ou lendo algum conteúdo seu. Você pode ainda combinar o gatilho da razão ou com o gatilho da história para cativar ainda mais o seu paciente ou potencial paciente.

Gatilho do evento:

É um gatilho que faz com que o seu paciente preste mais atenção e participe mais, devido ao fato dele gerar uma eventualidade, já que o que é oferecido não ocorre sempre! Um exemplo que pode promover o gatilho do evento são as lives! Defina um tema da área da saúde para a sua live e convide algum especialista que seja destaque no tema definido, para fomentar o gatilho do evento e converter os seus expectadores em pacientes do seu consultório.

Gatilho da prova:

Esse gatilho é muito importante porque ele certifica e legitima  a sua fala, ou seja, através desse gatilho o seu paciente ou potencial paciente terá o seu processo de decisão concluído a seu favor, porque ele terá a prova de que o que você diz e oferece é verdade e funciona. Porém você deve está pensando como esse gatilho funciona na prática, correto? 

Muito bem para gerar esse gatilho é importante ter provas e essas provas serão os pacientes que passaram pela experiência e aprovaram aquilo que você promete, logo ter esses cases de sucesso presentes no seu marketing digital e nas suas conversas com os seus paciente fará toda a diferença para gerar o gatilho da prova mas também para gerar credibilidade para você  para o seu consultório.

Gatilho da autoridade:

O gatilho da autoridade é de extrema importância para o marketing digital na área da saúde, isso porque ele é essencial no processo de decisão do seu paciente! Visto que ele não vai confiar em você se ele não tiver segurança suficiente sobre quem você é. E como gerar o gatilho da autoridade? É importante que nas suas mídias sociais esteja muito nítido que você é um médico (a) ou profissional da saúde com especialidade em um determinada área da sua formação!

E como você constrói esse gatilho? Desde a apresentação da sua profissão e contato na bio do seu Instagram, passando por vídeos com dicas suas até conteúdos estáticos sobre a área da saúde na qual você é uma autoridade!! Só assim o seu potencial paciente saberá que você é uma autoridade no assunto e que ele pode confiar em você. No Instagram há vários exemplos de médicos e profissionais da saúde com perfis na rede social que geram autoridade, aqui vão dois exemplos para você se inspirar: a médica e escritora britânica Dr. Hazel Wallace é especialista em nutrição, com mais de meio milhão de seguidores, ela sempre publica conteúdos sobre uma alimentação saudável e rica em nutrientes no seu perfil da rede social. Um outro exemplo de autoridade na área da saúde no Instagram é o  médico brasileiro Dr. Renato Kalil, ele é um dos maiores ginecologistas do país e possui mais de oitenta e oito mil seguidores! No seu perfil sempre tem conteúdos sobre saúde ginecológica para as mulheres.

Quer saber mais sobre marketing digital para profissionais da saúde? Leia os nossos outros artigos e saiba muito mais sobre como construir o marketing digital do seu consultório ou clínica. 

O marketing é algo muito importante para o seu consultório, mas você sabia que a tecnologia é um fator fundamental para a área da saúde hoje? Se quiser saber como podemos transformar o seu consultório acesse o nosso site e confira todas as nossas possibilidades que oferecemos para você!!

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