Por que os profissionais da saúde devem usar os gatilhos mentais?

Saiba como os gatilhos mentais podem gerar fidelização e conversão de pacientes no seu consultório ou clínica.

fonte: GIPHY

Os gatilhos mentais podem ser usados no seu marketing digital, mas também no atendimento do seu consultório ou clínica! O que vai atrair a atenção dos pacientes e fomentar fidelização e conversão! Ou seja, através dos gatilhos mentais você pode gerar um maior crescimento do seu consultório, mas também será possível gerar mais credibilidade para você, médico ou médica.

Ao usar os gatilhos mentais é importante ter a ética como fator fundamental para a sua ação, porque nada se sustenta a longo prazo baseado na falta de ética ou de respeito ao próximo. Não subestime a inteligência do seu paciente! Use os gatilhos mentais com muita transparência e com o objetivo de gerar engajamento no paciente, para que assim você consiga criar a conexão necessária entre você e ele.

Os gatilhos podem ser usados em tudo, na sua fala durante uma consulta até no texto que você utiliza na sua publicação  do Instagram ou no cartão da sua clínica. E aqui você irá conhecer os mais poderosos na conversão de pacientes.

Gatilho da história:

Esse é um gatilho poderoso porque ele está ligeiramente ligado com algo que é muito presente na nossa infância, que são as histórias, é possível se conectar de uma maneira incrível com o seu paciente através desse gatilho. Inicie suas consultas e ações de marketing com histórias bem contadas e elaboradas com o objetivo de prender a atenção do seu paciente e gerar outro gatilho que será visto mais adiante, o gatilho da prova.

Se você tem dúvida de como usar o gatilho da história para fidelizar um paciente seu, por exemplo, você pode ao final ou no início de uma consulta contar uma sobre algum caso de sucesso seu com pacientes para o paciente na qual você estiver atendendo. Você também pode usar esse gatilho, de repente, em um vídeo do Instagram!! As possibilidades são muitas e você pode começar desde já a usar o poderoso gatilho mental da história na sua vida profissional.

Gatilho da especificidade: 

O gatilho da especificidade é sobre quanto mais específico você é sobre um determinado tema, mais crível você fica diante da percepção que o seu paciente tem sobre você! Porque quando somos muito específicos sobre uma coisa é muito difícil mentir, o que não acontece quando uma pessoa é rasa e superficial. 

Por isso os dados e os números que você traz para a sua narrativa tendem a aumentar a sua credibilidade diante da percepção do paciente. Não deixe de ser específico quando você explicar um determinado tratamento para o seu paciente ou um case de sucesso do seu consultório.

Gatilho da razão: 

O gatilho da razão é um gatilho que você usa para motivar o seu paciente a te escutar até o final, por exemplo: “Leia esse artigo até o final para saber mais sobre todos os principais gatilhos mentais que você precisa saber para cativar o seu paciente”. É um gatilho que dá um motivo para ele ou ela continuar escutando, assistindo ou lendo algum conteúdo seu. Você pode ainda combinar o gatilho da razão ou com o gatilho da história para cativar ainda mais o seu paciente ou potencial paciente.

Gatilho do evento:

É um gatilho que faz com que o seu paciente preste mais atenção e participe mais, devido ao fato dele gerar uma eventualidade, já que o que é oferecido não ocorre sempre! Um exemplo que pode promover o gatilho do evento são as lives! Defina um tema da área da saúde para a sua live e convide algum especialista que seja destaque no tema definido, para fomentar o gatilho do evento e converter os seus expectadores em pacientes do seu consultório.

Gatilho da prova:

Esse gatilho é muito importante porque ele certifica e legitima  a sua fala, ou seja, através desse gatilho o seu paciente ou potencial paciente terá o seu processo de decisão concluído a seu favor, porque ele terá a prova de que o que você diz e oferece é verdade e funciona. Porém você deve está pensando como esse gatilho funciona na prática, correto? 

Muito bem para gerar esse gatilho é importante ter provas e essas provas serão os pacientes que passaram pela experiência e aprovaram aquilo que você promete, logo ter esses cases de sucesso presentes no seu marketing digital e nas suas conversas com os seus paciente fará toda a diferença para gerar o gatilho da prova mas também para gerar credibilidade para você  para o seu consultório.

Gatilho da autoridade:

O gatilho da autoridade é de extrema importância para o marketing digital na área da saúde, isso porque ele é essencial no processo de decisão do seu paciente! Visto que ele não vai confiar em você se ele não tiver segurança suficiente sobre quem você é. E como gerar o gatilho da autoridade? É importante que nas suas mídias sociais esteja muito nítido que você é um médico (a) ou profissional da saúde com especialidade em um determinada área da sua formação!

E como você constrói esse gatilho? Desde a apresentação da sua profissão e contato na bio do seu Instagram, passando por vídeos com dicas suas até conteúdos estáticos sobre a área da saúde na qual você é uma autoridade!! Só assim o seu potencial paciente saberá que você é uma autoridade no assunto e que ele pode confiar em você. No Instagram há vários exemplos de médicos e profissionais da saúde com perfis na rede social que geram autoridade, aqui vão dois exemplos para você se inspirar: a médica e escritora britânica Dr. Hazel Wallace é especialista em nutrição, com mais de meio milhão de seguidores, ela sempre publica conteúdos sobre uma alimentação saudável e rica em nutrientes no seu perfil da rede social. Um outro exemplo de autoridade na área da saúde no Instagram é o  médico brasileiro Dr. Renato Kalil, ele é um dos maiores ginecologistas do país e possui mais de oitenta e oito mil seguidores! No seu perfil sempre tem conteúdos sobre saúde ginecológica para as mulheres.

Quer saber mais sobre marketing digital para profissionais da saúde? Leia os nossos outros artigos e saiba muito mais sobre como construir o marketing digital do seu consultório ou clínica. 

O marketing é algo muito importante para o seu consultório, mas você sabia que a tecnologia é um fator fundamental para a área da saúde hoje? Se quiser saber como podemos transformar o seu consultório acesse o nosso site e confira todas as nossas possibilidades que oferecemos para você!!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Conheça as melhores técnicas para proporcionar uma experiência acima da média e fidelizar os seus pacientes com o auxílio da tecnologia.

Melhorar a experiência do seu paciente e otimizar o seu atendimento é uma prioridade para você? 

Então você está no lugar certo, porque nós iremos apresentar 5 dicas práticas para você transformar a jornada de seus pacientes dentro do seu consultório. 

Essas dicas só farão sentido e só serão executadas se você encontrar sentido em aplicá-las. Sendo assim, nós iremos destacar o porquê de cada uma e porque elas são importantes na experiência do seu paciente. 

A jornada do paciente é o caminho pelo qual o seu paciente interage com você, com a sua equipe e com a sua clínica de maneira geral, mesmo que sejam pequenos pontos de interações. Se cada momento de contato for pensado em gerar uma experiência diferenciada, então toda a jornada se tornará marcante na vida do seu paciente, despertando a vontade de permanecer com você e voltar sempre que necessário.

E para te ajudar a proporcionar uma experiência acima da média enquanto otimiza os seus atendimentos, reunimos 5 dicas práticas e essenciais para impulsionar os seus resultados com o auxílio da tecnologia.

1.  Conheça e entenda o seu paciente

Essa dica é imprescindível para melhorar o atendimento na sua clínica: você precisa conhecer quem é seu público. Você pode fazer isso de diversas formas: do atendimento presencial a uma análise de perfil dos seus seguidores nas redes sociais.

É importante conhecer a faixa etária dos seus pacientes, assim como seus gostos, necessidades e expectativas com relação aos seus serviços. Esta etapa garante que você adapte sua rotina de trabalho e seu atendimento ao que seu paciente busca e precisa.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, você pode contratar um profissional da área de Marketing. Ele criará um plano de ação que deve conter todo esse estudo de persona e público-alvo. Outra forma de fazer isso é compilar as principais informações dos seguidores e pacientes e preparar suas estratégias para garantir a excelência no atendimento a essas pessoas.

2.  Acompanhe a jornada do paciente desde o início

A segunda dica é: ofereça um atendimento de excelência que irá fidelizar seus pacientes, aumentar o número de indicações e fazer com que você se torne uma autoridade e referência na sua especialização. Esse é um processo que começa antes do paciente chegar a sua clínica. 

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google. E para começar um bom pré-atendimento é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado. 

O segundo passo é facilitar o agendamento de consultas. Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro ponto é proporcionar um ambiente agradável para o seu paciente. Fique atento ao ambiente do seu consultório, pois ele pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. Uma imagem negativa pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência. Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

3.  Fique atento à recepção da clínica

A sua secretária exerce forte influência no sucesso do seu negócio e, por isso, além de realizar uma seleção e contratação de qualidade, é essencial investir em treinamentos e aperfeiçoar cada dia mais sua secretária.

Afinal, a forma como ela atende gera uma percepção acerca do seu consultório, por isso ela precisa estar alinhada com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente para gerar empatia e conexão. A forma como ela se comunica com o paciente precisa ser afável, simpática e com um grande sorriso no rosto. Ela precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está sempre disposto a ajudar.

Outro ponto de atenção na recepção da sua clínica é o tempo que o seu paciente passa esperando ser atendido. Por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta. Ela pode enviar lembretes automáticos através de um App para lembrar seus pacientes da consulta e horário agendado.

4.  Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser a sua grande aliada na otimização de processos, ganhos de assertividades e ganhos de eficiência dentro do seu consultório. Seja para realizar agendamentos online, confirmações de comparecimento, para gerenciar e fortalecer o relacionamento médico/pacientes (PRM), ou até mesmo para realizar cobranças de forma antecipada para diminuir a taxa de No-show por parte dos seus pacientes.

Invista em uma ferramenta que te permita automatizar a comunicação com o paciente sem perder a sua essência.

Invista em uma ferramenta que te permita fazer todo o contato com o seu paciente antes dele chegar na clínica, durante o contato e o atendimento dentro da clínica, e também o pós-consulta para que você possa acompanhar os seus pacientes, como a VSaúde. 

A VSaúde é a principal plataforma do Brasil a facilitar o gerenciamento e o relacionamento entre médicos e pacientes. Com a VSaúde, você proporciona aos pacientes uma experiência extraordinária que gera fidelização e um ciclo exponencial de indicação de novos pacientes através do App personalizado da sua clínica ou consultório. Em todos os pontos de contato, o seu paciente é encantado: no pré-atendimento, atendimento e pós.

5.  Mantenha uma relação próxima com o seu paciente

A experiência do paciente termina junto ao fim do atendimento? Se a ideia é fidelizar e encantar o paciente, é preciso ir além do padrão. Sendo assim, você precisa ter um processo de pós-atendimento bem definido.

O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode usar plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório.

Algumas dicas para se fazer presente no pós-atendimento:

  • Feedback:

Após o término da consulta, solicite para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. 

  • Avaliação:

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

  • Mantenha o seu paciente informado:

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. 

  • Mensagem personalizada:

Quando o seu paciente fizer aniversário, não se esqueça de parabenizá-lo. Tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

  • E-mail marketing:

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp, você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Hoje, há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

  • Aplicativo próprio: 

De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

Estas 5 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais você deve pensar na Jornada do seu Paciente e o porquê você deve utilizar a tecnologia para otimizar o seu atendimento. 

Então, você que é médico e quer apostar na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica e tornar-se número 1 em seu mercado, clique aqui para conhecer a VSaúde App!

Médico, empreender é quando você busca levar algo novo em seu cotidiano, na sua clínica ou consultório, em prol do seu paciente. É aplicar algo diferente do que se tem feito, agregar valor para o outro e com isso se diferenciar e destacar. 

E como manter uma mente empreendedora? 

– Se mantenha em alerta as novidades, inovações e tendências

– Antes de tomar qualquer decisão estratégica é importante analisar os ganhos e eventuais riscos.

– Seguir as referências do mercado, dentro e fora do Brasil.

– Ver sobre clínicas e hospitais que estão inovando e analisar como estão fazendo isso.

– Ir a congressos de procedimentos e equipamentos médicos

– Fazer cursos fora da sua área.

– Networking com médicos empreendedores

O foco principal na jornada de empreender deve ser o outro, aquele que você quer atingir. Uma atitude constante empreendedora irá te diferenciar do mercado, e logo você será reconhecido na sua área. Sempre que tiver um desafio, uma mente empreendedora logo encontrará soluções e inovações para superar.

Médico, estabelecer uma cultura bem definida irá alavancar os resultados da sua clínica em vários aspectos, como mais faturamento, maior engajamento do time, pacientes satisfeitos e mais conectados com você! 

A cultura empresarial é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

Para estabelecer uma cultura forte é preciso ter um propósito bem definido; saber a história da empresa; onde vocês irão chegar; ter missão, visão, valores e princípios claros; e como vocês se relacionam com os clientes

Uma cultura forte, com as pessoas certas é capaz de gerar muito crescimento para sua clínica. Equipe engajada com o propósito e transformação que vocês geram aos seus pacientes, satisfeitos, mais autônomos, embaixadores da marca. Uma energia e cultura forte em uma clínica, faz você não ter concorrentes e se destacar.