Você é um profissional da saúde e quer tornar o seu consultório ou clínica mais conhecido no ambiente digital? Então leia esse artigo até o final.
Hoje nós vamos ensinar os primeiros passos para você, profissional da saúde, criar um marketing eficiente e gerar autoridade na sua área, o que vai potencializar o faturamento do seu consultório ou clínica e inserir você em um novo patamar profissional
A cada dia os profissionais que alcançam mais pacientes são os que se comunicam melhor com o seu público. Tendo em vista que o marketing digital consegue converter um número maior de pacientes para o seu consultório, será possível agregar valor e ser relevante no concorrido mercado da área da saúde.
A jornada de um negócio sem marketing e com marketing é como uma viagem para os Estados Unidos partindo do Brasil, mas com locomoções diferentes. Sem o marketing é como se você fosse a pé até os EUA, o caminho é longo, cansativo e é bem provável que você nunca chegue ou leve muito tempo para chegar!
Já a jornada com marketing é como uma viagem de carro até lá: não vai ser fácil, porém você vai apenas precisar saber conduzir o carro para chegar até o seu destino e, em contrapartida, você será poupado de um esforço enorme que teria que fomentar caso você decidisse fazer a jornada a pé.
Antes de iniciarmos o nosso passo a passo é importante que você, profissional da saúde, tenha ciência de um termo: persona! A persona é o seu paciente ideal, e é ele quem você almeja. É muito importante que você defina o gênero, faixa etária, perfil social e localização desse avatar. Tão importante quanto identificar as últimas características citadas do avatar é entender os medos dele, esses medos você descobre conversando com o seu paciente e fazendo perguntas como por exemplo:
Qual a situação ou desafio que te causa mais medo?
Essas são informações valiosas e, tendo essas respostas, você pode ajudar muito mais o seu paciente e também definir o perfil do seu avatar, o que possibilita atingir um número muito maior de pessoas que possuem os mesmos medos.
Outros termos muito importantes são o nicho e o sub nicho. O nicho é a sua área de atuação, como por exemplo você é da pediatria, cardiologia, nutrição ou fonoaudiologia? Enquanto o sub nicho é uma especialidade dentro da sua área de atuação. Por exemplo, você é um endocrinologista e se especializou em tireoide.
Quando você escolhe um sub nicho e se especializa nele, o foco expande e você se torna autoridade em uma especialidade que pouquíssimos profissionais da sua área possuem, o que pode te tornar muito mais requisitado. Definindo um subnicho e fazendo uso das ferramentas do marketing digital, você pode atingir muito mais rápido os seus objetivos profissionais.
Outro conceito que você precisa ter conhecimento é o marketing de esperança. Esse é o marketing mais realizado pelas agências que prestam esse serviço. Ele é basicamente baseado em publicações patrocinadas nas redes sociais, porém o seu poder de efetividade é muito limitado, isso porque ele não gera confiança no potencial cliente.
Quando decidimos por um profissional específico da área da saúde estamos entregando a nossa vida a ele. Logo, como é possível o paciente confiar em um profissional que ele nunca ouviu falar? Como ele vai dar credibilidade para alguém que ele nunca leu ou assistiu qualquer conteúdo produzido pelo marketing desse profissional, a não ser um post patrocinado no Instagram? Portanto o marketing de esperança é uma ação aleatória lançada nas redes sociais, onde os seus criadores torcem para que ele atraia alguém e, além de ser gasto uma quantia razoável nesse tipo de marketing, não gera resultados.
O ideal, então, é que você publique uma campanha com vídeos onde você apareça falando sobre os mais variados temas da sua área, ou com conteúdo estático com texto para as suas mídias sociais.
Agora vamos ao passo a passo para o marketing da área da saúde.
1 Instagram e Facebook profissional:
É importante que o seu consultório ou clínica tenha perfis profissionais no Instagram e no Facebook, onde terão conteúdos que irão agregar valor ao seu negócio. No seu perfil profissional das redes sociais é importante ter contato, endereço e o site do seu consultório. Tudo isso é necessário para diferenciar o seu perfil profissional do perfil pessoal, até porque em um perfil pessoal você não consegue fazer impulsionamento de conteúdo. É importante ter uma atenção e um cuidado com os posts, a linguagem precisa ser simples, tão simples que seria possível a compreensão para uma criança de onze anos. Diante disso, é bom evitar termos técnicos da medicina para que a comunicação com os seus pacientes seja direta, clara e efetiva.
2 Página no Google My Business:
Você precisa estar presente no Google My Business! É muito importante para o paciente te encontrar no Google e avaliar o seu serviço. Hoje, quando não temos informação sobre um determinado profissional da saúde, buscamos no google informações sobre o mesmo, o que ajuda o cliente no seu processo de decisão.
3 Site profissional
Tão relevante quanto estar presente nas redes sociais e no Google é ter um site profissional. Mesmo que você ainda não tenha um consultório, é de extrema importância ter um site, porque, além de demonstrar profissionalismo, gera confiança no paciente e você poderá oferecer informações mais detalhadas sobre o seu currículo profissional e acadêmico, além de telefones e e-mails para contato.
Você, profissional da saúde, tem um vasto conhecimento sobre a sua área e especialidade! E tem muito para contribuir nas mídias sociais com informação, conteúdo e credibilidade. O que você está esperando para começar a trabalhar o seu marketing? Você pode ter certeza que com um trabalho consistente e focado os resultados não demoraram a surgir, e isso se converterá em muitos mais pacientes no seu consultório ou clínica.
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