Hoje você vai receber dicas para realizar aquela parte do atendimento que é tão esquecida porém muito importante, o pós-atendimento.
Você sabe porque o pós-atendimento é tão importante e por que você deve se preocupar com ele? Por uma razão muito simples: é ele quem vai fidelizar o seu paciente e hoje você vai aprender aqui como realizar um pós-atendimento de excelência com ferramentas digitais. O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos.
Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial e com as próximas dicas você não vai precisar gastar muito do seu tempo, de repente a sua secretária pode ficar encarregada de gerar o pós-atendimento para você e para o seu paciente. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode fazer uso de plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório. Leia esse artigo até o fim e saiba como fazer um pós-atendimento de excelência!
Dica 1: Feedback
Após o término da consulta você vai solicitar para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. É importante que no WhatsApp do seu consultório tenha a sua foto no perfil, já que as pessoas preferem se relacionar com pessoas do que com marcas.
Dica 2: Avaliação
Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.
Dica 3: Mantenha o seu paciente informado
Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. De repente, de dez em dez dias o seu consultório pode está enviando mensagens informando-os sobre os novos tratamentos disponíveis, dicas de saúde e informações relevantes relacionadas a área da saúde.
Dica 4: Mensagem personalizada
Quando o seu paciente fizer aniversário não se esqueça de parabenizar ele ou ela, tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.
Dica 5: E-mail
Assim como a lista de transmissão do WhatsApp você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Existe um pessimismo em relação aos e-mails, mas é importante que você esteja lá para manter o relacionamento com o paciente, isso porque muitas pessoas têm o hábito de entrar diariamente no e-mail logo pela manhã para checar a caixa de entrada. Hoje há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.
Dica 6: Aplicativo próprio
De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.
É importante lembrar que os aplicativos na área da saúde vão de encontro às profundas mudanças vividas pelo setor da saúde nos últimos anos, um artigo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) intitulado “As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a Saúde?” lembra que a medicina de precisão, personalizada para cada paciente em função de seu perfil genético, estilo de vida e indicadores de saúde, é uma das tendências tecnológicas possibilitadas pela enorme disponibilidade de dados sobre pacientes e doenças. Tecnologias que mais do que nunca são indispensáveis no pós-atendimentos que você realiza no seu consultório.
Bom, por hoje é só! O pós-atendimento é construído aos poucos com foco, constância e paciência. Até a próxima!!