Saiba como fidelizar pacientes com o rapport

Você sabe o que é Rapport? Neste artigo você vai descobrir como esse método pode fidelizar o seu paciente e atrair mais consultas para o seu consultório.

Quando pensamos em conexão podemos pensar em algumas coisas ligadas à área da tecnologia da informação, mas também podemos pensar na conexão que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor, mais precisamente com os pacientes, no caso dos profissionais da saúde. E o presente artigo vai se debruçar sobre um tipo de conexão humana muito estudada na área da psicologia, o rapport!! A palavra rapport tem origem na palavra francesa rapporter, que significa algo como trazer de volta, o conceito nasceu na psicologia e é um método com técnicas para criar uma relação harmoniosa e com uma comunicação fluida entre duas ou mais pessoas.

Essa conexão é sobre empatia, humanidade, escuta verdadeira e atenciosa! E ela é muito importante na relação que você, profissional da saúde,  estabelece com o seu paciente? Sem esse tipo de conexão será muito difícil, praticamente impossível, estabelecer uma relação mais humana e quando você estabelece uma relação mais próxima com o seu paciente, ele entende você melhor, você entende ele melhor e a fidelização e a atração de novos pacientes vai acontecer no seu consultório ou clínica, porque bons profissionais da saúde costumam ser recomendados pelos seus pacientes. Não sabe por onde começar no rapport do seu consultório? Leia o artigo até o final e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta da psicologia!

Segundo o médico português Pedro Ribeiro da Silva no artigo “A comunicação na prática médica : seu papel como componente terapêutico”, publicado na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar , uma boa comunicação do médico com o paciente além de influenciar na aderência ao tratamento prescrito, ainda impacta a satisfação do paciente com a consulta. Diante do fato, que o artigo citado levanta, de que uma boa comunicação com o paciente contribui para a aderência deste ao tratamento, logo o rapport pode ser um grande instrumento que vai elevar a qualidade da comunicação que você vai estabelecer com o seu paciente no seu consultório ou clínica.

Você só vai precisar de muita empatia com o seu paciente, uma escuta verdadeira e espelhar o comportamento dele! Como assim? Não é nada sobre copiar os trejeitos dele, mas para gerar uma empatia é importante que você esteja na mesma sintonia corporal do seu paciente. Por exemplo, se ele está sentado com as mãos cruzadas em cima da mesa do seu consultório, você pode repetir a mesma ação! Isso vai contribuir ainda mais para aumentar a conexão entre vocês dois. Bom, agora que você já tem uma noção do que é o rapport, aqui vão cinco dicas para você criar essa conexão com o seu paciente e transformar definitivamente o seu consultório!!

 1 – Contato Visual

Olhe nos olhos do seu paciente e mantenha-se fixo nos olhos dele ou dela, porque essa simples atitude vai transmitir confiança, credibilidade e verdade! Além de você conseguir enxergar além dos olhos, será possível identificar se ele está mais a vontade ou mais nervoso!

2 – Expressão facial

Tão importante quanto estar atento aos olhos é estar atento ao que as expressões faciais dizem, por isso esteja atento às expressões faciais porque elas emitem mensagens que muitas vezes o paciente não vai passar na comunicação verbal e se por acaso o seu paciente sorrir, sorria com ele, sempre! Você vai perceber que o rapport aos poucos vai se construindo.

3 – Postura corporal

 Postura corporal é crucial porque ela emite mensagens, assim como as outras expressões, e ao conseguir perceber a postura corporal do seu paciente, será possível elaborar uma comunicação mais empática com ele, fazendo uso do espelho em relação a postura corporal do paciente será possível se conectar muito mais.

4 – Tom de Voz

Se o seu paciente fala em um tom de voz mais baixo, é muito importante que o seu tom de voz esteja no mesmo nível do tom de voz dele, se ele fala alto você iguala o seu tom de voz !! Assim ele verá você como semelhante e será possível estabelecer uma relação de amizade, porque o paciente quer ser amigo do médico, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional da saúde que o atenda, e isso é importante para a fidelização. Por isso acompanhe o tom de voz do seu paciente!!

5 – Gestos 

Discretamente acompanhe alguns gestos, porque isso vai ser importante para consolidar a sua conexão com ele e se por acaso você perceber que a algum gesto do seu paciente denota nervosismo, como mexer as pernas sem parar, por exemplo, busque escutá-lo ao máximo para saber o que está deixando ele nervoso e a partir disso busque sanar a dor do seu paciente.

Bom, por hoje é só! O rapport acontece quando você é simplesmente humano e se abre para compreender as dores do seu paciente e pensar como você, médico ou profissional da saúde, pode saná-las. Por isso a dica é escute, escute ao máximo e veja o rapport acontecer! 

Gostou do nosso artigo sobre rapport? Leia os outros artigos com dicas para profissionais da saúde no nosso blog e saiba muito mais sobre como transformar o seu consultório!! E por falar em consultório, como anda a modernização dele? A saúde 4.0 veio para ficar e em um futuro muito próximo ela não será mais um diferencial, será obrigatória! Por isso investir na modernização tecnológica do seu consultório é urgente!! Conheça todas as funcionalidades e potencialidades que oferecemos para você, médico e profissionais da saúde, no nosso site!!

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