Saiba como fidelizar pacientes com o rapport

Você sabe o que é Rapport? Neste artigo você vai descobrir como esse método pode fidelizar o seu paciente e atrair mais consultas para o seu consultório.

Quando pensamos em conexão podemos pensar em algumas coisas ligadas à área da tecnologia da informação, mas também podemos pensar na conexão que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor, mais precisamente com os pacientes, no caso dos profissionais da saúde. E o presente artigo vai se debruçar sobre um tipo de conexão humana muito estudada na área da psicologia, o rapport!! A palavra rapport tem origem na palavra francesa rapporter, que significa algo como trazer de volta, o conceito nasceu na psicologia e é um método com técnicas para criar uma relação harmoniosa e com uma comunicação fluida entre duas ou mais pessoas.

Essa conexão é sobre empatia, humanidade, escuta verdadeira e atenciosa! E ela é muito importante na relação que você, profissional da saúde,  estabelece com o seu paciente? Sem esse tipo de conexão será muito difícil, praticamente impossível, estabelecer uma relação mais humana e quando você estabelece uma relação mais próxima com o seu paciente, ele entende você melhor, você entende ele melhor e a fidelização e a atração de novos pacientes vai acontecer no seu consultório ou clínica, porque bons profissionais da saúde costumam ser recomendados pelos seus pacientes. Não sabe por onde começar no rapport do seu consultório? Leia o artigo até o final e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta da psicologia!

Segundo o médico português Pedro Ribeiro da Silva no artigo “A comunicação na prática médica : seu papel como componente terapêutico”, publicado na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar , uma boa comunicação do médico com o paciente além de influenciar na aderência ao tratamento prescrito, ainda impacta a satisfação do paciente com a consulta. Diante do fato, que o artigo citado levanta, de que uma boa comunicação com o paciente contribui para a aderência deste ao tratamento, logo o rapport pode ser um grande instrumento que vai elevar a qualidade da comunicação que você vai estabelecer com o seu paciente no seu consultório ou clínica.

Você só vai precisar de muita empatia com o seu paciente, uma escuta verdadeira e espelhar o comportamento dele! Como assim? Não é nada sobre copiar os trejeitos dele, mas para gerar uma empatia é importante que você esteja na mesma sintonia corporal do seu paciente. Por exemplo, se ele está sentado com as mãos cruzadas em cima da mesa do seu consultório, você pode repetir a mesma ação! Isso vai contribuir ainda mais para aumentar a conexão entre vocês dois. Bom, agora que você já tem uma noção do que é o rapport, aqui vão cinco dicas para você criar essa conexão com o seu paciente e transformar definitivamente o seu consultório!!

 1 – Contato Visual

Olhe nos olhos do seu paciente e mantenha-se fixo nos olhos dele ou dela, porque essa simples atitude vai transmitir confiança, credibilidade e verdade! Além de você conseguir enxergar além dos olhos, será possível identificar se ele está mais a vontade ou mais nervoso!

2 – Expressão facial

Tão importante quanto estar atento aos olhos é estar atento ao que as expressões faciais dizem, por isso esteja atento às expressões faciais porque elas emitem mensagens que muitas vezes o paciente não vai passar na comunicação verbal e se por acaso o seu paciente sorrir, sorria com ele, sempre! Você vai perceber que o rapport aos poucos vai se construindo.

3 – Postura corporal

 Postura corporal é crucial porque ela emite mensagens, assim como as outras expressões, e ao conseguir perceber a postura corporal do seu paciente, será possível elaborar uma comunicação mais empática com ele, fazendo uso do espelho em relação a postura corporal do paciente será possível se conectar muito mais.

4 – Tom de Voz

Se o seu paciente fala em um tom de voz mais baixo, é muito importante que o seu tom de voz esteja no mesmo nível do tom de voz dele, se ele fala alto você iguala o seu tom de voz !! Assim ele verá você como semelhante e será possível estabelecer uma relação de amizade, porque o paciente quer ser amigo do médico, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional da saúde que o atenda, e isso é importante para a fidelização. Por isso acompanhe o tom de voz do seu paciente!!

5 – Gestos 

Discretamente acompanhe alguns gestos, porque isso vai ser importante para consolidar a sua conexão com ele e se por acaso você perceber que a algum gesto do seu paciente denota nervosismo, como mexer as pernas sem parar, por exemplo, busque escutá-lo ao máximo para saber o que está deixando ele nervoso e a partir disso busque sanar a dor do seu paciente.

Bom, por hoje é só! O rapport acontece quando você é simplesmente humano e se abre para compreender as dores do seu paciente e pensar como você, médico ou profissional da saúde, pode saná-las. Por isso a dica é escute, escute ao máximo e veja o rapport acontecer! 

Gostou do nosso artigo sobre rapport? Leia os outros artigos com dicas para profissionais da saúde no nosso blog e saiba muito mais sobre como transformar o seu consultório!! E por falar em consultório, como anda a modernização dele? A saúde 4.0 veio para ficar e em um futuro muito próximo ela não será mais um diferencial, será obrigatória! Por isso investir na modernização tecnológica do seu consultório é urgente!! Conheça todas as funcionalidades e potencialidades que oferecemos para você, médico e profissionais da saúde, no nosso site!!

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Conheça as melhores técnicas para proporcionar uma experiência acima da média e fidelizar os seus pacientes com o auxílio da tecnologia.

Melhorar a experiência do seu paciente e otimizar o seu atendimento é uma prioridade para você? 

Então você está no lugar certo, porque nós iremos apresentar 5 dicas práticas para você transformar a jornada de seus pacientes dentro do seu consultório. 

Essas dicas só farão sentido e só serão executadas se você encontrar sentido em aplicá-las. Sendo assim, nós iremos destacar o porquê de cada uma e porque elas são importantes na experiência do seu paciente. 

A jornada do paciente é o caminho pelo qual o seu paciente interage com você, com a sua equipe e com a sua clínica de maneira geral, mesmo que sejam pequenos pontos de interações. Se cada momento de contato for pensado em gerar uma experiência diferenciada, então toda a jornada se tornará marcante na vida do seu paciente, despertando a vontade de permanecer com você e voltar sempre que necessário.

E para te ajudar a proporcionar uma experiência acima da média enquanto otimiza os seus atendimentos, reunimos 5 dicas práticas e essenciais para impulsionar os seus resultados com o auxílio da tecnologia.

1.  Conheça e entenda o seu paciente

Essa dica é imprescindível para melhorar o atendimento na sua clínica: você precisa conhecer quem é seu público. Você pode fazer isso de diversas formas: do atendimento presencial a uma análise de perfil dos seus seguidores nas redes sociais.

É importante conhecer a faixa etária dos seus pacientes, assim como seus gostos, necessidades e expectativas com relação aos seus serviços. Esta etapa garante que você adapte sua rotina de trabalho e seu atendimento ao que seu paciente busca e precisa.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, você pode contratar um profissional da área de Marketing. Ele criará um plano de ação que deve conter todo esse estudo de persona e público-alvo. Outra forma de fazer isso é compilar as principais informações dos seguidores e pacientes e preparar suas estratégias para garantir a excelência no atendimento a essas pessoas.

2.  Acompanhe a jornada do paciente desde o início

A segunda dica é: ofereça um atendimento de excelência que irá fidelizar seus pacientes, aumentar o número de indicações e fazer com que você se torne uma autoridade e referência na sua especialização. Esse é um processo que começa antes do paciente chegar a sua clínica. 

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google. E para começar um bom pré-atendimento é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado. 

O segundo passo é facilitar o agendamento de consultas. Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro ponto é proporcionar um ambiente agradável para o seu paciente. Fique atento ao ambiente do seu consultório, pois ele pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. Uma imagem negativa pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência. Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

3.  Fique atento à recepção da clínica

A sua secretária exerce forte influência no sucesso do seu negócio e, por isso, além de realizar uma seleção e contratação de qualidade, é essencial investir em treinamentos e aperfeiçoar cada dia mais sua secretária.

Afinal, a forma como ela atende gera uma percepção acerca do seu consultório, por isso ela precisa estar alinhada com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente para gerar empatia e conexão. A forma como ela se comunica com o paciente precisa ser afável, simpática e com um grande sorriso no rosto. Ela precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está sempre disposto a ajudar.

Outro ponto de atenção na recepção da sua clínica é o tempo que o seu paciente passa esperando ser atendido. Por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta. Ela pode enviar lembretes automáticos através de um App para lembrar seus pacientes da consulta e horário agendado.

4.  Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser a sua grande aliada na otimização de processos, ganhos de assertividades e ganhos de eficiência dentro do seu consultório. Seja para realizar agendamentos online, confirmações de comparecimento, para gerenciar e fortalecer o relacionamento médico/pacientes (PRM), ou até mesmo para realizar cobranças de forma antecipada para diminuir a taxa de No-show por parte dos seus pacientes.

Invista em uma ferramenta que te permita automatizar a comunicação com o paciente sem perder a sua essência.

Invista em uma ferramenta que te permita fazer todo o contato com o seu paciente antes dele chegar na clínica, durante o contato e o atendimento dentro da clínica, e também o pós-consulta para que você possa acompanhar os seus pacientes, como a VSaúde. 

A VSaúde é a principal plataforma do Brasil a facilitar o gerenciamento e o relacionamento entre médicos e pacientes. Com a VSaúde, você proporciona aos pacientes uma experiência extraordinária que gera fidelização e um ciclo exponencial de indicação de novos pacientes através do App personalizado da sua clínica ou consultório. Em todos os pontos de contato, o seu paciente é encantado: no pré-atendimento, atendimento e pós.

5.  Mantenha uma relação próxima com o seu paciente

A experiência do paciente termina junto ao fim do atendimento? Se a ideia é fidelizar e encantar o paciente, é preciso ir além do padrão. Sendo assim, você precisa ter um processo de pós-atendimento bem definido.

O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode usar plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório.

Algumas dicas para se fazer presente no pós-atendimento:

  • Feedback:

Após o término da consulta, solicite para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. 

  • Avaliação:

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

  • Mantenha o seu paciente informado:

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. 

  • Mensagem personalizada:

Quando o seu paciente fizer aniversário, não se esqueça de parabenizá-lo. Tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

  • E-mail marketing:

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp, você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Hoje, há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

  • Aplicativo próprio: 

De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

Estas 5 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais você deve pensar na Jornada do seu Paciente e o porquê você deve utilizar a tecnologia para otimizar o seu atendimento. 

Então, você que é médico e quer apostar na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica e tornar-se número 1 em seu mercado, clique aqui para conhecer a VSaúde App!

Médico, empreender é quando você busca levar algo novo em seu cotidiano, na sua clínica ou consultório, em prol do seu paciente. É aplicar algo diferente do que se tem feito, agregar valor para o outro e com isso se diferenciar e destacar. 

E como manter uma mente empreendedora? 

– Se mantenha em alerta as novidades, inovações e tendências

– Antes de tomar qualquer decisão estratégica é importante analisar os ganhos e eventuais riscos.

– Seguir as referências do mercado, dentro e fora do Brasil.

– Ver sobre clínicas e hospitais que estão inovando e analisar como estão fazendo isso.

– Ir a congressos de procedimentos e equipamentos médicos

– Fazer cursos fora da sua área.

– Networking com médicos empreendedores

O foco principal na jornada de empreender deve ser o outro, aquele que você quer atingir. Uma atitude constante empreendedora irá te diferenciar do mercado, e logo você será reconhecido na sua área. Sempre que tiver um desafio, uma mente empreendedora logo encontrará soluções e inovações para superar.

Médico, estabelecer uma cultura bem definida irá alavancar os resultados da sua clínica em vários aspectos, como mais faturamento, maior engajamento do time, pacientes satisfeitos e mais conectados com você! 

A cultura empresarial é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

Para estabelecer uma cultura forte é preciso ter um propósito bem definido; saber a história da empresa; onde vocês irão chegar; ter missão, visão, valores e princípios claros; e como vocês se relacionam com os clientes

Uma cultura forte, com as pessoas certas é capaz de gerar muito crescimento para sua clínica. Equipe engajada com o propósito e transformação que vocês geram aos seus pacientes, satisfeitos, mais autônomos, embaixadores da marca. Uma energia e cultura forte em uma clínica, faz você não ter concorrentes e se destacar.