Primeiros passos no marketing médico

Médico, você já deve ter se questionado alguma vez se realmente vale a pena investir em marketing médico e se sim, por onde começar. A quantidade de médicos cresce exponencialmente a cada dia, e o mercado está cada vez mais concorrido. Por isso, é tão importante investir em marketing médico, se diferenciar para se destacar, se tornar referência, faturar mais e oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes. Mas afinal, por onde começar?! 

  1. Definir um avatar/persona: É importante entender quem é o seu paciente, sexo, idade, onde mora, o que gosta de fazer, perfil social, entre outras características da sua persona.
  1. Definir nicho e subnicho: Nicho é a área de atuação e subnicho quando você aprofunda ainda mais dentro desta mesma área. 
  1. Criar página profissional, Instagram e Facebook: Além de ser o meio pelo qual você irá agregar valor aos seus pacientes, os impulsionamentos só podem ser realizados em páginas profissionais. 
  1. Criar página profissional no Google My Business: Desta forma os seus pacientes conseguirão te encontrar e realizar avaliações. No entanto, se você ainda não possui um endereço físico, pode pular essa etapa e voltar depois. 
  1. Criar um site profissional: Além de aumentar a sua credibilidade, as pessoas saberão quem você é e a sua especialidade. 
  1. Criar conteúdo de valor: Comece a criar conteúdo de valor, pelo menos duas vezes na semana. Com uma comunicação simples e eficaz, evite jargões e não publique vídeos ou imagens sensíveis. Aborde as dificuldades e dúvidas dos seus pacientes e mostre as soluções. 

Com isso você estará pronto para começar a sua caminhada no marketing médico e conquistar ainda mais pacientes e aumentar os seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Conheça as melhores técnicas para proporcionar uma experiência acima da média e fidelizar os seus pacientes com o auxílio da tecnologia.

Melhorar a experiência do seu paciente e otimizar o seu atendimento é uma prioridade para você? 

Então você está no lugar certo, porque nós iremos apresentar 5 dicas práticas para você transformar a jornada de seus pacientes dentro do seu consultório. 

Essas dicas só farão sentido e só serão executadas se você encontrar sentido em aplicá-las. Sendo assim, nós iremos destacar o porquê de cada uma e porque elas são importantes na experiência do seu paciente. 

A jornada do paciente é o caminho pelo qual o seu paciente interage com você, com a sua equipe e com a sua clínica de maneira geral, mesmo que sejam pequenos pontos de interações. Se cada momento de contato for pensado em gerar uma experiência diferenciada, então toda a jornada se tornará marcante na vida do seu paciente, despertando a vontade de permanecer com você e voltar sempre que necessário.

E para te ajudar a proporcionar uma experiência acima da média enquanto otimiza os seus atendimentos, reunimos 5 dicas práticas e essenciais para impulsionar os seus resultados com o auxílio da tecnologia.

1.  Conheça e entenda o seu paciente

Essa dica é imprescindível para melhorar o atendimento na sua clínica: você precisa conhecer quem é seu público. Você pode fazer isso de diversas formas: do atendimento presencial a uma análise de perfil dos seus seguidores nas redes sociais.

É importante conhecer a faixa etária dos seus pacientes, assim como seus gostos, necessidades e expectativas com relação aos seus serviços. Esta etapa garante que você adapte sua rotina de trabalho e seu atendimento ao que seu paciente busca e precisa.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, você pode contratar um profissional da área de Marketing. Ele criará um plano de ação que deve conter todo esse estudo de persona e público-alvo. Outra forma de fazer isso é compilar as principais informações dos seguidores e pacientes e preparar suas estratégias para garantir a excelência no atendimento a essas pessoas.

2.  Acompanhe a jornada do paciente desde o início

A segunda dica é: ofereça um atendimento de excelência que irá fidelizar seus pacientes, aumentar o número de indicações e fazer com que você se torne uma autoridade e referência na sua especialização. Esse é um processo que começa antes do paciente chegar a sua clínica. 

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google. E para começar um bom pré-atendimento é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado. 

O segundo passo é facilitar o agendamento de consultas. Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro ponto é proporcionar um ambiente agradável para o seu paciente. Fique atento ao ambiente do seu consultório, pois ele pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. Uma imagem negativa pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência. Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

3.  Fique atento à recepção da clínica

A sua secretária exerce forte influência no sucesso do seu negócio e, por isso, além de realizar uma seleção e contratação de qualidade, é essencial investir em treinamentos e aperfeiçoar cada dia mais sua secretária.

Afinal, a forma como ela atende gera uma percepção acerca do seu consultório, por isso ela precisa estar alinhada com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente para gerar empatia e conexão. A forma como ela se comunica com o paciente precisa ser afável, simpática e com um grande sorriso no rosto. Ela precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está sempre disposto a ajudar.

Outro ponto de atenção na recepção da sua clínica é o tempo que o seu paciente passa esperando ser atendido. Por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta. Ela pode enviar lembretes automáticos através de um App para lembrar seus pacientes da consulta e horário agendado.

4.  Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser a sua grande aliada na otimização de processos, ganhos de assertividades e ganhos de eficiência dentro do seu consultório. Seja para realizar agendamentos online, confirmações de comparecimento, para gerenciar e fortalecer o relacionamento médico/pacientes (PRM), ou até mesmo para realizar cobranças de forma antecipada para diminuir a taxa de No-show por parte dos seus pacientes.

Invista em uma ferramenta que te permita automatizar a comunicação com o paciente sem perder a sua essência.

Invista em uma ferramenta que te permita fazer todo o contato com o seu paciente antes dele chegar na clínica, durante o contato e o atendimento dentro da clínica, e também o pós-consulta para que você possa acompanhar os seus pacientes, como a VSaúde. 

A VSaúde é a principal plataforma do Brasil a facilitar o gerenciamento e o relacionamento entre médicos e pacientes. Com a VSaúde, você proporciona aos pacientes uma experiência extraordinária que gera fidelização e um ciclo exponencial de indicação de novos pacientes através do App personalizado da sua clínica ou consultório. Em todos os pontos de contato, o seu paciente é encantado: no pré-atendimento, atendimento e pós.

5.  Mantenha uma relação próxima com o seu paciente

A experiência do paciente termina junto ao fim do atendimento? Se a ideia é fidelizar e encantar o paciente, é preciso ir além do padrão. Sendo assim, você precisa ter um processo de pós-atendimento bem definido.

O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode usar plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório.

Algumas dicas para se fazer presente no pós-atendimento:

  • Feedback:

Após o término da consulta, solicite para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. 

  • Avaliação:

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

  • Mantenha o seu paciente informado:

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. 

  • Mensagem personalizada:

Quando o seu paciente fizer aniversário, não se esqueça de parabenizá-lo. Tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

  • E-mail marketing:

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp, você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Hoje, há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

  • Aplicativo próprio: 

De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

Estas 5 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais você deve pensar na Jornada do seu Paciente e o porquê você deve utilizar a tecnologia para otimizar o seu atendimento. 

Então, você que é médico e quer apostar na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica e tornar-se número 1 em seu mercado, clique aqui para conhecer a VSaúde App!

Médico, empreender é quando você busca levar algo novo em seu cotidiano, na sua clínica ou consultório, em prol do seu paciente. É aplicar algo diferente do que se tem feito, agregar valor para o outro e com isso se diferenciar e destacar. 

E como manter uma mente empreendedora? 

– Se mantenha em alerta as novidades, inovações e tendências

– Antes de tomar qualquer decisão estratégica é importante analisar os ganhos e eventuais riscos.

– Seguir as referências do mercado, dentro e fora do Brasil.

– Ver sobre clínicas e hospitais que estão inovando e analisar como estão fazendo isso.

– Ir a congressos de procedimentos e equipamentos médicos

– Fazer cursos fora da sua área.

– Networking com médicos empreendedores

O foco principal na jornada de empreender deve ser o outro, aquele que você quer atingir. Uma atitude constante empreendedora irá te diferenciar do mercado, e logo você será reconhecido na sua área. Sempre que tiver um desafio, uma mente empreendedora logo encontrará soluções e inovações para superar.

Médico, estabelecer uma cultura bem definida irá alavancar os resultados da sua clínica em vários aspectos, como mais faturamento, maior engajamento do time, pacientes satisfeitos e mais conectados com você! 

A cultura empresarial é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

Para estabelecer uma cultura forte é preciso ter um propósito bem definido; saber a história da empresa; onde vocês irão chegar; ter missão, visão, valores e princípios claros; e como vocês se relacionam com os clientes

Uma cultura forte, com as pessoas certas é capaz de gerar muito crescimento para sua clínica. Equipe engajada com o propósito e transformação que vocês geram aos seus pacientes, satisfeitos, mais autônomos, embaixadores da marca. Uma energia e cultura forte em uma clínica, faz você não ter concorrentes e se destacar.