Saiba porque o seu consultório precisa de um Instagram

Saiba por que você, profissional da saúde, precisa estar no Instagram e receba dicas fundamentais para criar autoridade e atrair mais pacientes.

Você sabia que, hoje, se o seu consultório ou clínica não estiver presente nas redes sociais, ele não existe? Isso porque uma parte importante da vida das pessoas acontece dentro dessas redes. Logo, se o seu objetivo é tornar o seu consultório reconhecido com autoridade é importante estar nesse espaço, sobretudo no Instagram!

O Instagram foi fundado no dia 6 de outubro de 2010 e desde então se converteu em uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Atualmente é uma das mídias sociais mais relevantes e estratégicas para profissionais da saúde.

Entretanto, o Instagram se converteu não só em uma grande rede social, mas também em um grande ambiente cheio de oportunidades para empresas e organizações das mais diversas áreas, incluindo a área da saúde. 

Porém, a sua presença no Instagram precisa estar acompanhada de uma autoridade, para que você consiga gerar atenção no seu conteúdo. Por exemplo, se um policial pede em uma blitz para que você pare o carro, mas ele não está fardado, você pararia? Muito provavelmente não, correto? 

Isso porque a farda gera autoridade e, se ele não está com a farda de um policial, logo ele não tem autoridade, ainda que ele seja um. Esse é o gatilho mental da autoridade e você precisa acionar esse gatilho no Instagram do seu consultório para atrair mais pacientes e tornar o seu consultório mais conhecido! Como? Deixando bem claro para os seus seguidores qual é a sua profissão e especialidade na área da saúde!

Ficou curioso ou curiosa sobre como o Instagram pode ajudar no crescimento do seu consultório ou clínica? Leia até o final e conheça 10 dicas fundamentais para o seu Instagram, que vão ajudar você a se posicionar e alcançar um novo patamar em uma das redes sociais mais importantes da atualidade.

Dica 1 – O seu @ precisa identificar quem você é!    

É importante que o seu @ (nome de usuário) informe quem você é. Isso porque, se você é um pediatra que está falando sobre saúde infantil e o seu @ informa a sua especialidade, isso vai gerar autoridade aos olhos do seguidor. Especialmente se ele tem um filho pequeno!  

Por exemplo, um pediatra chamado Caio Souza pode ter o seguinte @: @caiosouza.pediatra. Essa dica vale para qualquer profissional da saúde, seja ele médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.

Dica 2 – Atenção na sua Bio!

Você deve utilizar a Bio do Instagram a seu favor, logo é muito importante inserir seu nome e a sua especialidade nessa parte da rede social que te apresenta.  Tão importante quanto inserir seu nome e a sua especialidade, é inserir o link do seu site, contato e endereço do seu consultório, além da sua missão, porque isso gera empatia no seu paciente.

Dica 3 – Foto do perfil identificando quem você é!

Lembra quando falamos do policial fardado? Então, é importante que você esteja de jaleco na foto do seu perfil, caso sua profissão exija o uso de um. Isso vai contribuir para construção da sua autoridade no Instagram! Se você não tiver um consultório e sim uma clínica, você pode colocar no perfil uma foto com alguns profissionais da equipe no ambiente de trabalho.

Dica 4 – Foco no feed!

O seu feed precisa ter um conteúdo que seja interessante e relevante. Tendo isso em mente, é muito importante que você reserve cinco minutos do seu dia para dar alguma informação de saúde para os seus seguidores, seja através de vídeo ou conteúdo estático. Por gerar mais engajamento e conexão, é sempre mais interessante oferecer tal conteúdo em vídeo!

Não precisa ser nenhum tipo de informação complexa. Você pode dar uma dica simples, porém é importante ser um conteúdo diário ou com alguma constância,  mas que também esteja relacionado a sua atividade profissional. Não se esqueça de adicionar um título do tema que você vai falar dentro do vídeo, há ótimos aplicativos gratuitos que fazem isso facilmente.

Dica 5 – Explore os seus stories!

Dentro da funcionalidade você pode publicar vídeos curtos que ficam visíveis por 24 horas no seu perfil! O stories vai permitir que o seu futuro paciente conheça mais sobre você e, se você tem uma rotina de postar conteúdos no stories diariamente, muito provavelmente, esse paciente vai chegar na consulta mais aberto e com mais conhecimento sobre o profissional que vai cuidar dele.

A dica principal é: poste stories sobre os livros que você costuma ler, dando dicas de saúde ou mostrando pequenas partes da rotina do consultório. Você também pode lançar enquetes para interagir diretamente com esses pacientes/seguidores! As possibilidades são muitas!

Dica 6 –  Vídeos longos no IGTV!

Postar no IGTV pode te ajudar a construir autoridade no seu Instagram e permite que você transmita mais informações em longos vídeos. Não tenha receio dos vídeos longos! Se o seu conteúdo for bom, o usuário acompanhará até o final sem nenhum tipo de resistência.

Dica 7 – Hashtags são interessantes, mas não são mágicas!

Use as hashtags para atingir o seu nicho. É muito importante inseri-las de forma estratégica para gerar seguidores, likes e interação! Se não souber qual hashtag usar, vá testando e vendo como o seu público se comporta. 

Dica 8 – As lives são uma ferramenta muito importante!

Quando você inicia uma live o Instagram automaticamente faz com que essa live apareça para o seu seguidor, ultrapassando todos os outros stories. Isso sem sombra de dúvidas vai despertar a curiosidade do seu seguidor para assistir sua live!!

As lives são interessantes porque elas podem ser divididas em centenas de vídeos, o que permite uma otimização do seu trabalho na produção de conteúdo para a rede social. Na sua live você pode, por exemplo, contar sobre a sua trajetória como profissional da saúde ou um estudo de caso específico. Você também pode dar dicas de prevenção sobre uma determinada doença e esclarecer dúvidas durante a live. E tudo isso sem desrespeitar as normas do seu conselho porque você não estará em uma consulta, apenas compartilhando informações relevantes sobre a sua área de atuação na saúde.

Dica 9 – Responda o direct!

Responda os directs, porém não utilize resposta automática!! Isso porque as pessoas sabem quando uma resposta é automática. Responda você mesmo ou escolha alguém da sua confiança para responder as pessoas que vão no direct do seu Instagram fazer perguntas e esclarecer eventuais dúvidas sobre localização do consultório, horários, dentre outras dúvidas que o seu paciente ou seguidor possa ter! 

Dica 10 – Aproveite o potencial dos posts patrocinados!

Publicações patrocinadas no Instagram têm um potencial altíssimo para aumentar o número de conversões para o seu consultório. Com definição do público, localização, idade e outros fatores, o Instagram, através dos algoritmos, consegue atingir um grupo de pessoas com alto potencial para ser tornarem seus pacientes. 

Na rede social você pode começar a distribuir conteúdo patrocinado com dez, cinquenta reais por dia. Há duas formas de fazer: uma é através do ícone “promover” das publicações do Instagram, onde você consegue criar o patrocínio e impulsionar o seu post. Porém, a maneira ideal é realizar o patrocínio no gerenciador de anúncios do Facebook, onde você consegue otimizar o seu investimento e atingir o público também pela categoria de interesses específicos, algo que não é possível na primeira modalidade de patrocínio citada.

Não perca tempo!! Crie a conta do seu consultório no Instagram, faça uso das funcionalidades e veja a transformação acontecer no seu consultório!! Os resultados não virão da noite para o dia, mas com certeza, com um trabalho sólido, consistente e contínuo você vai conseguir grandes resultados. 

O Instagram é uma parte muito importante do marketing do seu consultório ou clínica e, se você quiser saber mais sobre como começar o seu marketing, leia nosso artigo “Não sabe por onde começar no marketing de saúde? Veja os primeiros passos”. Comece agora mesmo a jornada da transformação do seu consultório!!

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Conheça as melhores técnicas para proporcionar uma experiência acima da média e fidelizar os seus pacientes com o auxílio da tecnologia.

Melhorar a experiência do seu paciente e otimizar o seu atendimento é uma prioridade para você? 

Então você está no lugar certo, porque nós iremos apresentar 5 dicas práticas para você transformar a jornada de seus pacientes dentro do seu consultório. 

Essas dicas só farão sentido e só serão executadas se você encontrar sentido em aplicá-las. Sendo assim, nós iremos destacar o porquê de cada uma e porque elas são importantes na experiência do seu paciente. 

A jornada do paciente é o caminho pelo qual o seu paciente interage com você, com a sua equipe e com a sua clínica de maneira geral, mesmo que sejam pequenos pontos de interações. Se cada momento de contato for pensado em gerar uma experiência diferenciada, então toda a jornada se tornará marcante na vida do seu paciente, despertando a vontade de permanecer com você e voltar sempre que necessário.

E para te ajudar a proporcionar uma experiência acima da média enquanto otimiza os seus atendimentos, reunimos 5 dicas práticas e essenciais para impulsionar os seus resultados com o auxílio da tecnologia.

1.  Conheça e entenda o seu paciente

Essa dica é imprescindível para melhorar o atendimento na sua clínica: você precisa conhecer quem é seu público. Você pode fazer isso de diversas formas: do atendimento presencial a uma análise de perfil dos seus seguidores nas redes sociais.

É importante conhecer a faixa etária dos seus pacientes, assim como seus gostos, necessidades e expectativas com relação aos seus serviços. Esta etapa garante que você adapte sua rotina de trabalho e seu atendimento ao que seu paciente busca e precisa.

Para fazer essa pesquisa da melhor forma, você pode contratar um profissional da área de Marketing. Ele criará um plano de ação que deve conter todo esse estudo de persona e público-alvo. Outra forma de fazer isso é compilar as principais informações dos seguidores e pacientes e preparar suas estratégias para garantir a excelência no atendimento a essas pessoas.

2.  Acompanhe a jornada do paciente desde o início

A segunda dica é: ofereça um atendimento de excelência que irá fidelizar seus pacientes, aumentar o número de indicações e fazer com que você se torne uma autoridade e referência na sua especialização. Esse é um processo que começa antes do paciente chegar a sua clínica. 

O primeiro passo para fomentar um pré-atendimento de excelência no seu consultório é estar presente no Google. E para começar um bom pré-atendimento é importante possuir um Google My Business e um site indexado na plataforma de busca para você ser mapeado. 

O segundo passo é facilitar o agendamento de consultas. Muitos médicos e profissionais da saúde optam cada vez mais por aplicativos e sites para promoverem um pré-atendimento de excelência com agendamento de consultas, o que com certeza impacta a percepção que o paciente possui do médico ou profissional da saúde. E mais do que isso, com essas novas ferramentas na área da saúde, você vai aprimorar o atendimento dos seus pacientes e construir definitivamente um pré-atendimento de excelência. 

O terceiro ponto é proporcionar um ambiente agradável para o seu paciente. Fique atento ao ambiente do seu consultório, pois ele pode passar uma imagem negativa para o seu paciente se ele não for agradável. Uma imagem negativa pode impactar a forma como o paciente enxerga o serviço que é prestado, ainda que o serviço ofertado seja de excelência. Cuide da estética do ambiente em que você recebe os pacientes, ofereça café, água, Wi-Fi e ar condicionado.

3.  Fique atento à recepção da clínica

A sua secretária exerce forte influência no sucesso do seu negócio e, por isso, além de realizar uma seleção e contratação de qualidade, é essencial investir em treinamentos e aperfeiçoar cada dia mais sua secretária.

Afinal, a forma como ela atende gera uma percepção acerca do seu consultório, por isso ela precisa estar alinhada com o propósito do seu consultório, porque só assim será possível fazer um pré-atendimento de excelência. É importante que o funcionário saiba o nome do seu paciente para gerar empatia e conexão. A forma como ela se comunica com o paciente precisa ser afável, simpática e com um grande sorriso no rosto. Ela precisa sempre saudar o paciente quando ele chega e quando vai embora, bem como demonstrar que está sempre disposto a ajudar.

Outro ponto de atenção na recepção da sua clínica é o tempo que o seu paciente passa esperando ser atendido. Por isso é muito importante que a sua secretária contacte e explique a necessidade dele chegar com dez minutos de antecedência na consulta. Ela pode enviar lembretes automáticos através de um App para lembrar seus pacientes da consulta e horário agendado.

4.  Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser a sua grande aliada na otimização de processos, ganhos de assertividades e ganhos de eficiência dentro do seu consultório. Seja para realizar agendamentos online, confirmações de comparecimento, para gerenciar e fortalecer o relacionamento médico/pacientes (PRM), ou até mesmo para realizar cobranças de forma antecipada para diminuir a taxa de No-show por parte dos seus pacientes.

Invista em uma ferramenta que te permita automatizar a comunicação com o paciente sem perder a sua essência.

Invista em uma ferramenta que te permita fazer todo o contato com o seu paciente antes dele chegar na clínica, durante o contato e o atendimento dentro da clínica, e também o pós-consulta para que você possa acompanhar os seus pacientes, como a VSaúde. 

A VSaúde é a principal plataforma do Brasil a facilitar o gerenciamento e o relacionamento entre médicos e pacientes. Com a VSaúde, você proporciona aos pacientes uma experiência extraordinária que gera fidelização e um ciclo exponencial de indicação de novos pacientes através do App personalizado da sua clínica ou consultório. Em todos os pontos de contato, o seu paciente é encantado: no pré-atendimento, atendimento e pós.

5.  Mantenha uma relação próxima com o seu paciente

A experiência do paciente termina junto ao fim do atendimento? Se a ideia é fidelizar e encantar o paciente, é preciso ir além do padrão. Sendo assim, você precisa ter um processo de pós-atendimento bem definido.

O pós-atendimento é muito importante para o seu consultório porque ele permite que você mantenha e fidelize os seus pacientes, e é muito mais fácil manter os pacientes que você já tem que prospectar novos. Por isso, o foco na manutenção da sua base de pacientes é tão essencial. Você pode usar ferramentas como WhatsApp Business e Google My Business, mas você também pode usar plataformas automatizadas, que vão demandar um investimento mais alto, porém, podem gerar um grande retorno para o seu consultório.

Algumas dicas para se fazer presente no pós-atendimento:

  • Feedback:

Após o término da consulta, solicite para a sua secretária o envio de uma pesquisa de satisfação pelo WhatsApp, para receber um feedback do seu paciente em relação ao atendimento da consulta. O seu paciente perceberá que você se importa com ele e com o feedback dele você terá em mãos informações valiosas, que serão fundamentais para você aperfeiçoar o seu atendimento. 

  • Avaliação:

Com a sua presença no Google My Business será possível enviar o link para o seu paciente te avaliar e quanto melhor for o seu atendimento, melhor será sua nota na gigante de buscas, o que fará com que você seja bem ranqueado no Google e apareça para mais pessoas de outros lugares, como referência na sua área da saúde.

  • Mantenha o seu paciente informado:

Manter o seu paciente informado sobre o seu consultório é fundamental, e para isso você pode usar a lista de transmissão do WhatsApp. Essa funcionalidade permite enviar um grande número de mensagens para os seus pacientes, logo é possível mantê-los informados sobre as novidades do seu consultório. 

  • Mensagem personalizada:

Quando o seu paciente fizer aniversário, não se esqueça de parabenizá-lo. Tenha essas informações armazenadas na nuvem e elabore uma mensagem personalizada, ou, encarregue a sua secretária para escrever essa mensagem. Isso vai contribuir ainda mais para essa fidelização tão importante para o pós-atendimento.

  • E-mail marketing:

Assim como a lista de transmissão do WhatsApp, você pode está usando o e-mail para fidelizar o seu paciente no pós-atendimento. Hoje, há plataformas que permitem enviar um e-mail para várias pessoas de uma vez só, o que permite otimizar trabalho e esforço.

  • Aplicativo próprio: 

De todas as dicas talvez essa seja a que demande o investimento mais alto, entretanto, ao possuir um aplicativo que permita está em contato constante com o seu paciente, o pós-atendimento vai acontecer com um nível alto de excelência. Um exemplo de plataforma automatizada é a tecnologia da VSaúde, onde o aplicativo permite envio de push notifications para o celular do paciente, além de emissão de receitas, exames e uma série de outras funcionalidades que com certeza vão agregar muito no seu consultório ou clínica.

Estas 5 dicas são apenas algumas das razões mais importantes pelas quais você deve pensar na Jornada do seu Paciente e o porquê você deve utilizar a tecnologia para otimizar o seu atendimento. 

Então, você que é médico e quer apostar na otimização do atendimento de pacientes em sua clínica e tornar-se número 1 em seu mercado, clique aqui para conhecer a VSaúde App!

Médico, empreender é quando você busca levar algo novo em seu cotidiano, na sua clínica ou consultório, em prol do seu paciente. É aplicar algo diferente do que se tem feito, agregar valor para o outro e com isso se diferenciar e destacar. 

E como manter uma mente empreendedora? 

– Se mantenha em alerta as novidades, inovações e tendências

– Antes de tomar qualquer decisão estratégica é importante analisar os ganhos e eventuais riscos.

– Seguir as referências do mercado, dentro e fora do Brasil.

– Ver sobre clínicas e hospitais que estão inovando e analisar como estão fazendo isso.

– Ir a congressos de procedimentos e equipamentos médicos

– Fazer cursos fora da sua área.

– Networking com médicos empreendedores

O foco principal na jornada de empreender deve ser o outro, aquele que você quer atingir. Uma atitude constante empreendedora irá te diferenciar do mercado, e logo você será reconhecido na sua área. Sempre que tiver um desafio, uma mente empreendedora logo encontrará soluções e inovações para superar.

Médico, estabelecer uma cultura bem definida irá alavancar os resultados da sua clínica em vários aspectos, como mais faturamento, maior engajamento do time, pacientes satisfeitos e mais conectados com você! 

A cultura empresarial é a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.

Para estabelecer uma cultura forte é preciso ter um propósito bem definido; saber a história da empresa; onde vocês irão chegar; ter missão, visão, valores e princípios claros; e como vocês se relacionam com os clientes

Uma cultura forte, com as pessoas certas é capaz de gerar muito crescimento para sua clínica. Equipe engajada com o propósito e transformação que vocês geram aos seus pacientes, satisfeitos, mais autônomos, embaixadores da marca. Uma energia e cultura forte em uma clínica, faz você não ter concorrentes e se destacar.