Saiba porque o seu consultório precisa de um Instagram

Saiba por que você, profissional da saúde, precisa estar no Instagram e receba dicas fundamentais para criar autoridade e atrair mais pacientes.

Você sabia que, hoje, se o seu consultório ou clínica não estiver presente nas redes sociais, ele não existe? Isso porque uma parte importante da vida das pessoas acontece dentro dessas redes. Logo, se o seu objetivo é tornar o seu consultório reconhecido com autoridade é importante estar nesse espaço, sobretudo no Instagram!

O Instagram foi fundado no dia 6 de outubro de 2010 e desde então se converteu em uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Atualmente é uma das mídias sociais mais relevantes e estratégicas para profissionais da saúde.

Entretanto, o Instagram se converteu não só em uma grande rede social, mas também em um grande ambiente cheio de oportunidades para empresas e organizações das mais diversas áreas, incluindo a área da saúde. 

Porém, a sua presença no Instagram precisa estar acompanhada de uma autoridade, para que você consiga gerar atenção no seu conteúdo. Por exemplo, se um policial pede em uma blitz para que você pare o carro, mas ele não está fardado, você pararia? Muito provavelmente não, correto? 

Isso porque a farda gera autoridade e, se ele não está com a farda de um policial, logo ele não tem autoridade, ainda que ele seja um. Esse é o gatilho mental da autoridade e você precisa acionar esse gatilho no Instagram do seu consultório para atrair mais pacientes e tornar o seu consultório mais conhecido! Como? Deixando bem claro para os seus seguidores qual é a sua profissão e especialidade na área da saúde!

Ficou curioso ou curiosa sobre como o Instagram pode ajudar no crescimento do seu consultório ou clínica? Leia até o final e conheça 10 dicas fundamentais para o seu Instagram, que vão ajudar você a se posicionar e alcançar um novo patamar em uma das redes sociais mais importantes da atualidade.

Dica 1 – O seu @ precisa identificar quem você é!    

É importante que o seu @ (nome de usuário) informe quem você é. Isso porque, se você é um pediatra que está falando sobre saúde infantil e o seu @ informa a sua especialidade, isso vai gerar autoridade aos olhos do seguidor. Especialmente se ele tem um filho pequeno!  

Por exemplo, um pediatra chamado Caio Souza pode ter o seguinte @: @caiosouza.pediatra. Essa dica vale para qualquer profissional da saúde, seja ele médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.

Dica 2 – Atenção na sua Bio!

Você deve utilizar a Bio do Instagram a seu favor, logo é muito importante inserir seu nome e a sua especialidade nessa parte da rede social que te apresenta.  Tão importante quanto inserir seu nome e a sua especialidade, é inserir o link do seu site, contato e endereço do seu consultório, além da sua missão, porque isso gera empatia no seu paciente.

Dica 3 – Foto do perfil identificando quem você é!

Lembra quando falamos do policial fardado? Então, é importante que você esteja de jaleco na foto do seu perfil, caso sua profissão exija o uso de um. Isso vai contribuir para construção da sua autoridade no Instagram! Se você não tiver um consultório e sim uma clínica, você pode colocar no perfil uma foto com alguns profissionais da equipe no ambiente de trabalho.

Dica 4 – Foco no feed!

O seu feed precisa ter um conteúdo que seja interessante e relevante. Tendo isso em mente, é muito importante que você reserve cinco minutos do seu dia para dar alguma informação de saúde para os seus seguidores, seja através de vídeo ou conteúdo estático. Por gerar mais engajamento e conexão, é sempre mais interessante oferecer tal conteúdo em vídeo!

Não precisa ser nenhum tipo de informação complexa. Você pode dar uma dica simples, porém é importante ser um conteúdo diário ou com alguma constância,  mas que também esteja relacionado a sua atividade profissional. Não se esqueça de adicionar um título do tema que você vai falar dentro do vídeo, há ótimos aplicativos gratuitos que fazem isso facilmente.

Dica 5 – Explore os seus stories!

Dentro da funcionalidade você pode publicar vídeos curtos que ficam visíveis por 24 horas no seu perfil! O stories vai permitir que o seu futuro paciente conheça mais sobre você e, se você tem uma rotina de postar conteúdos no stories diariamente, muito provavelmente, esse paciente vai chegar na consulta mais aberto e com mais conhecimento sobre o profissional que vai cuidar dele.

A dica principal é: poste stories sobre os livros que você costuma ler, dando dicas de saúde ou mostrando pequenas partes da rotina do consultório. Você também pode lançar enquetes para interagir diretamente com esses pacientes/seguidores! As possibilidades são muitas!

Dica 6 –  Vídeos longos no IGTV!

Postar no IGTV pode te ajudar a construir autoridade no seu Instagram e permite que você transmita mais informações em longos vídeos. Não tenha receio dos vídeos longos! Se o seu conteúdo for bom, o usuário acompanhará até o final sem nenhum tipo de resistência.

Dica 7 – Hashtags são interessantes, mas não são mágicas!

Use as hashtags para atingir o seu nicho. É muito importante inseri-las de forma estratégica para gerar seguidores, likes e interação! Se não souber qual hashtag usar, vá testando e vendo como o seu público se comporta. 

Dica 8 – As lives são uma ferramenta muito importante!

Quando você inicia uma live o Instagram automaticamente faz com que essa live apareça para o seu seguidor, ultrapassando todos os outros stories. Isso sem sombra de dúvidas vai despertar a curiosidade do seu seguidor para assistir sua live!!

As lives são interessantes porque elas podem ser divididas em centenas de vídeos, o que permite uma otimização do seu trabalho na produção de conteúdo para a rede social. Na sua live você pode, por exemplo, contar sobre a sua trajetória como profissional da saúde ou um estudo de caso específico. Você também pode dar dicas de prevenção sobre uma determinada doença e esclarecer dúvidas durante a live. E tudo isso sem desrespeitar as normas do seu conselho porque você não estará em uma consulta, apenas compartilhando informações relevantes sobre a sua área de atuação na saúde.

Dica 9 – Responda o direct!

Responda os directs, porém não utilize resposta automática!! Isso porque as pessoas sabem quando uma resposta é automática. Responda você mesmo ou escolha alguém da sua confiança para responder as pessoas que vão no direct do seu Instagram fazer perguntas e esclarecer eventuais dúvidas sobre localização do consultório, horários, dentre outras dúvidas que o seu paciente ou seguidor possa ter! 

Dica 10 – Aproveite o potencial dos posts patrocinados!

Publicações patrocinadas no Instagram têm um potencial altíssimo para aumentar o número de conversões para o seu consultório. Com definição do público, localização, idade e outros fatores, o Instagram, através dos algoritmos, consegue atingir um grupo de pessoas com alto potencial para ser tornarem seus pacientes. 

Na rede social você pode começar a distribuir conteúdo patrocinado com dez, cinquenta reais por dia. Há duas formas de fazer: uma é através do ícone “promover” das publicações do Instagram, onde você consegue criar o patrocínio e impulsionar o seu post. Porém, a maneira ideal é realizar o patrocínio no gerenciador de anúncios do Facebook, onde você consegue otimizar o seu investimento e atingir o público também pela categoria de interesses específicos, algo que não é possível na primeira modalidade de patrocínio citada.

Não perca tempo!! Crie a conta do seu consultório no Instagram, faça uso das funcionalidades e veja a transformação acontecer no seu consultório!! Os resultados não virão da noite para o dia, mas com certeza, com um trabalho sólido, consistente e contínuo você vai conseguir grandes resultados. 

O Instagram é uma parte muito importante do marketing do seu consultório ou clínica e, se você quiser saber mais sobre como começar o seu marketing, leia nosso artigo “Não sabe por onde começar no marketing de saúde? Veja os primeiros passos”. Comece agora mesmo a jornada da transformação do seu consultório!!

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